Turismo no Rio Araguaia

Saiba mais sobre as cidades que o margeiam, o que tem de bom para fazer por lá e onde se hospedar com qualidade!

Porque vale a pena conhecer a região

Com 2.630 km de extensão, a maior parte navegável, o Rio Araguaia atrai praticantes de pesca e também pessoas que buscam as praias de areias claras e águas doces, para se banharem e observam a flora e a fauna local (botos, tartarugas e uma variedade de pássaros podem ser avistados) passeando em pequenas embarcações.

Pertence à bacia amazônica, nasce em Mineiros – GO, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

O rio é muito importante para a economia dos estados pelos quais passa, ainda mais quando se trata do setor de turismo. Em Goiás, algumas cidades investem muito para receber turistas na Temporada do Araguaia que acontece, principalmente, em julho, época em que o rio está na altura certa para ser utilizado pelos banhistas.

Roteiro de 6 dias com o “O que fazer” e “Onde Ficar”

Selecionei as cidades de Aragarças e Barra do Garças para montar um roteiro de 6 dias, visitando os principais pontos turísticos e conhecendo alguns hotéis da região. Aragarças está na parte goiana e Barra na parte mato-grossense, sendo separadas pelo nosso protagonista, o Rio Araguaia. Tem um telefone de informações que ainda não usei, que parece funcionar bem. É o Centro de Atendimento ao Turista do município: (66) 3401-9781, para pegar mais informações, dicas e roteiros.

Dia 1 – Manhã (04/01)

Praia do Quarto Crescente

Praia de água doce, em um lugar limpo e sossegado. Fica bem próxima à divisa dos municípios e é uma das principais atrações da cidade. Na alta temporada, são montadas dezenas de barracas para comer e beber, atrações turísticas são promovidas (caiaquismo, banana boat e passeios de barco), shows e festas são realizados e é possível acampar.

Fonte: @voobg

Encontro das Águas

Divisa entre cidades e entre estados. Do lado goiano está Aragarças e, do outro lado da ponte, a mato-grossense Barra do Garças.

Almoço – Restaurante Encontro das Águas

O restaurante está na beira do rio e, pelas fotos, tem uma estrutura bem legal, com móveis rústicos, brinquedos e até música ao vivo em alguns dias da semana. Comida por quilo, parece ser R$59,99.

Praia da Rapadura

Uma das praias de água doce do lado da Barra. A alta temporada é em julho, porque as chuvas cessam e o nível da água desce, emergindo os bancos de areia, que formam as praias. Como vamos em janeiro, se estas praias estarão à vista ainda é um mistério. Mas coloquei algumas delas no roteiro, para conseguir entender melhor como funciona este tipo de praia. Esta, pelo que eu vi nas fotos e nos comentários da internet, é bem legal!

Dia 1 – Tarde

Odara Araguaia Hotel – Primeiro hotel para Hospedagem

Diária: R$ 299,00 (quarto standart) e R$ 330,00 (quarto super luxo, com sacada), no Hoteis.com, podendo dividir em até 12 vezes, sem juros.

A rede hoteleira da região possui hotéis e pousadas para todos os gostos e preços. Vamos tentar conhecer vários deles, intercalando alguns mais caros, e este é um deles, com outros, mais em conta. Ele é considerado o primeiro Park Hotel da rede, tem piscina, vista para o rio Araguaia, restaurante e suítes bastante confortáveis com wi-fi, frigobar, ar-condicionado e tv a cabo. Além disso, fica na região central da cidade, com fácil acesso para os passeios turísticos.

Pensei em ficar em um lugar mais central neste primeiro dia de viagem para ter mais informações sobre passeios, locais legais e dicas que tenham escapado das minhas pesquisas. Não tem tanto material na internet sobre as atrações de lá e estas conversas vão ser importantes!

Quando estivermos nos hotéis melhores, aproveitaremos um pouco mais da estrutura do lugar. Já em alguns dias, de acordo com o planejamento, chegaremos no hotel tarde da noite e sairemos bem cedo. O hotel será mesmo apenas para descanso e tentaremos economizar um pouco com hotéis mais simples.

Neste dia, durante a tarde, aproveitaremos para curtir o rio Araguaia e o Hotel.

Dia 1 – Noite

Outra vantagem deste hotel é estar em uma região bem central. Então, dá pra sair andando e procurar um local para comer nas imediações dele.

Para planejar o “Onde comer ” no período da noite, costumo abrir o Google Maps em volta do hotel e ir lendo as avaliações dos restaurantes mais próximos.

Próximo ao Odara, tem de tudo: Açaí e sorvete, comida saudável, Subway, bar de petiscos, pastelaria, hamburgueria, churrascaria, pizzaria, pastelaria. Acho que vai dar para escolher tranquilamente!

Dia 2 – Manhã (05/01)

Ficar no Hotel até o fim da diária, aproveitando para tomar café mais tarde, descansando e curtindo estrutura do hotel.

Dia 2 – Tarde e Noite

No período da tarde, aproveitaremos para conhecer uma das principais atrações da cidade!

Parque das Águas Quentes

O Parque das Águas Quentes contém 5 piscinas térmicas, piscina infantil, bar molhado, escorregadores com boias, toboágua e canal de flutuação (rio preguiça), restaurante e pousada do clube. Ele é mantido pela prefeitura municipal e as águas das piscinas são trocadas todos os dias, ficando aberto das 8h às 21h. Por isso, pretendemos chegar de tarde e ficar até de noite, jantando por lá mesmo.

A entrada custa apenas R$ 5,00 e ficamos com medo de lotação. Por isso, reservamos a terça-feira para conhecer o lugar, um dia depois da segunda, que ele está fechado para a manutenção e bem distante do agito do final de semana. Segundo li, o parque chega a receber até 2 mil pessoas na alta temporada. Espero que na terça esteja mais tranquilo!

A explicação para as águas termais do lugar é que por baixo da cidade passa um rio a mais de 700m de profundidade, o que faz a temperatura da água ser mais alta. Ele flui abaixo de uma rocha matriz, sendo que esta rocha possui algumas fissuras que fazem com que a água brote em alguns pontos da superfície. Lá no parque ela brota a 42º!

Parque Águas Quentes
Parque Águas Quentes (Fonte: Secom/ BG)
Rio Preguiça (Fonte: Secom/ BG)

Segundo destino de Hospedagem

Como eu falei inicialmente, este é um roteiro em construção. Sendo assim, para este segundo dia, ainda estou definindo qual vai ser o hotel. A ideia é ficar hospedado em um local próximo à atração do outro dia, que será o Parque Estadual da Serra Azul. Novamente, recorri ao Google Maps e pesquisei locais próximos, sendo que tenho feito contato com os hotéis para ter as cotações.

Como falei com quem me segue no Instagram (link no final da página), poucos hotéis e pousadas estão disponíveis nestes sites mais comuns de pesquisa e aí você não sabe a disponibilidade de datas e valores a partir de sites como Booking, Hoteis.com e outros. Tenho que pesquisar se eles têm site próprio ou nas redes sociais deles, tento entrar em contato por e-mail ou por Whats App, mas já precisei fazer alguns interurbanos também.

Para vocês terem uma ideia, vou colocar aqui a lista de hotéis que tenho olhado e como tem sido meu contato com eles:

Araguaya Café: achei a página do Instagram, peguei o telefone, perguntei no Whats e a resposta foi no mesmo dia: diárias a partir de R$ 240,00;

Hilton Hotel: este tem no Booking, custando R$ 105,00 a diária;

Esplanada: você consegue fazer a cotação no site deles e a diária é R$ 190,00;

Pousada Pé da Serra: solicitei por cotação no site deles, responderam em menos de 24 horas, fazem por R$ 150,00 com reserva antecipada;

Pousada Sol do Araguaia: solicitei por cotação no site deles, responderam em 3 dias, fica 230,0 a diária nesta data;

Pousada Tropical: solicitei por cotação no site deles, também sem resposta até o momento.

Como neste dia chegaremos tarde e sairemos cedo, vamos aproveitar para economizar um pouquinho com esta hospedagem!

Dia 3 – Manhã e Tarde (06/01)

Parque Estadual da Serra Azul

O Parque Estadual da Serra Azul traz várias cachoeiras, trilhas, grutas, sítios arqueológicos, flora e fauna nativas. De acordo com as minhas pesquisas, a reserva ocupa uma área de 11 mil hectares e é cercados de lendas e mistérios, com diversas comunidades esotéricas e tribos indígenas.

Os passeios, de acordo com o site da Carol Marimon, do blog Cidadão Cultura, devem ser feitos com guias e levam ao Mirante do Cristo, local perfeito para apreciar o encontro dos rios Garças e Araguaia, e às cachoeiras da Maçonaria, do Cristal, Andorinha e do Pé-da-Serra, consideradas as mais bonitas (ver a cachoeira do Recanto também). Além disso, algumas curiosidades chamam a atenção dos estudiosos, como a Caverna dos Pezinhos, com marcas de pegadas nas paredes e no teto, sendo algumas com seis dedos, e a Lagoa Encantada, que nunca teve sua profundidade determinada e, apesar das águas limpas, não abriga nenhuma forma de vida. Na Gruta Seca – na verdade, um conjunto de túneis -, uma das câmaras abriga um mobiliário de pedra semelhante aos modernos, enquanto as outras são tomadas por estranhas formações de estalactites e estalagmites.

Peguei um telefone que ela sugeriu para ter maiores informações (66 3402-2000), mas ainda não liguei! Outra ideia é resolver logo em qual hotel/pousada ficaremos e já pedir dicas de guia para o pessoal de lá.

Foto: Carol Marimon

Almoço – Lago da Serra

Vi pelo Google Maps que ele está nas intermediações do parque e, se não tiver local que vende comida lá dentro, optaremos por conhecê-lo.

Ida para o Terceiro Destino de Hospedagem

Depois de um dia de muitas subidas e descidas, acho que cabe escolher um hotel legal para descansarmos no restante da tarde e aproveitarmos a noite e a manhã do dia seguinte para relaxar e preparar para a próxima aventura. Pensando nisso, esta hospedagem vai ser daquelas que coloca o conforto em primeiro lugar.

Estou apaixonada por uma pousada que vi no Instagram, tentando fazer contato com os donos. Já me responderam por “direct” me passando um contato de telefone que afirmaram ser Whats App também. Solicitei a cotação e estou aguardando. O local chama Aldeia’s do Araguaia e, a não ser que o preço seja exorbitante, será a nossa escolha.

Se não der para ficar lá, a opção é a Pousada Casa Grande, que pode ser reservado pela Booking, tem um bom preço, R$ 180,00 a diária e parece ser bem legalzinha.

Dia 3 – Noite

Para a noite do terceiro dia, ou descansaremos no hotel e rumaremos para a praça central da cidade, que, segundo eu pesquisei, é toda arborizada e tem uma fonte luminosa ao centro.

Dia 4 – Manhã (07/01)

Aproveitar o hotel até o final da diária.

Dia 4 – Tarde

Ida para a Hospedagem – Park Portais do Roncador

Neste momento, se os planos derem certo, iremos para a parte mais diferentona da viagem! Pelo que li, está a 70 km de Barra e é bom se hospedar por lá. A pousada também não está acessível pelos sites tradicionais e tem poucas fotos das instalações disponíveis na página do Facebook deles. Mandei mensagem por lá há alguns dias, mas ainda não tive resposta. Vou tentar ligar, se não me responderem por mensagem. Vou contar um pouquinho do que se pode fazer na região!

Serra do Roncador

Segundo li, a Serra é uma imensidão e abriga uma fauna e uma flora surpreendentes. Lá também dá para fazer trilhas, acampar, meditar conhecer cachoeiras, sítios arqueológicos e reservas indígenas.

Chamada assim por emitir um som de ronco quando o vento bate na rocha. Parece que o lugar é um pouco mágico e possui uma energia muito intensa do alto de seus 720 metros acima do nível do mar.

Dia 04 – Noite

Programação do Hotel

Se tudo der certo, estaremos bem isolados no hotel. Preciso pesquisar se eles têm estrutura de restaurante. Se não, teremos que levar a própria comida, talvez até acampar! Não disse que era diferentão!?

Parece que eles fornecem os guias para explorar a região também!

Dia 05 – Manhã (08/01)

Ficar até o fim da diária

Ida para Hospedagem – Thermas de Santa Clara

Diária: R$ 400,0 com meia pensão e acesso ao parque, baseado em um tarifário antigo porque ainda não liberaram o de janeiro de 2021.

Sem sombra de dúvidas, um dos lugares que mais me chamou a atenção nas duas cidades!

O local tem nascentes de águas termais e medicinais, que afloram naturalmente a 39 graus celsius, formando poços e piscinas de água quente. Estudos geológicos encontraram água fluoretada, litinada e isothermal na fonte, que trazem vários benefícios ao organismo humano, em especial às funções ósseas e cerebrais.

Construíram também (tal como em Caldas) um parque aquático, que parece ser bem estruturado, contando com piscinas adulto e infantil, balde aquático, cascata de 5 metros, quatro quiosques para churrasco e redário, além de um hotel com quartos e suítes que foram reformados recentemente, tudo às margens do Rio Araguaia, sendo que você pode desfrutar de toda a beleza e exuberância de sua exclusiva praia doce e do parque aquático termal, alternando entre um e outro ao longo de sua estadia.

Praia que compõe o Completo Thermas de Santa Clara. Foto: Divulgação

O valor dos quartos, segundo pesquisei, varia entre R$ 300,00 a diária só com café da manhã, podendo chegar até R$ 450,00 a diária com pensão completa. Quartos com jacuzzi ficam em média R$ 100,00 mais caros. Fiz contato com o hotel para saber os preços atualizados para janeiro de 2021, mas eles ainda não estão disponíveis (em novembro de 2021). Além disso, você pode comprar o day user e passar o dia no parque aquático por menos de R$ 50,00.

Achei o contato com o hotel bastante difícil. Eles não disponibilizam a venda por este sites tradicionais de reserva, têm um site próprio com lugar de clicar para reservar, mas, quando você clica, abre uma publicidade. Tem um telefone fixo de contato e um número de Whats App que não me retornaram. Fiquei tentando ligar no número fixo por 3 dias, até que no terceiro dia me atenderam e me passaram outro número de Whats App, no qual o funcionário me deu a informação que contei pra vocês sobre o tarifário do mês de janeiro. Ou seja, dá um bom trabalhinho e poderia ser mais organizada esta rede de contato com quem deseja conhecer o local. Os números disponíveis na página no Instagram também estão desatualizados.

Dia 05 – Tarde e Noite

Programação do Hotel – pretendo fechar diária que inclua o jantar para podermos aproveitar ao máximo tudo que o completo oferece!

Dia 6 – Manhã (09/01)

Ficar no hotel até o Final da Diária

Dia 6 – Tarde e noite

Para nos despedirmos do Rio Araguaia e sugarmos até a última gota da cidade, pretendemos sair do hotel e ficar zanzando pelo que não fizemos nos dias anteriores.

Porto do Baé

Além de vários restaurantes à beira do rio, lá é possível fazer passeios de barco, pescar, praticar esportes radicais e tomar sol nas praias ao longo do rio. Quem sabe não fazemos um passeio de barco para ver o último pôr-do-sol no Rio Araguaia!

Dia 6 – Noite

Volta para Iporá e fim da viagem

Finalizando…

Este foi artigo diferente e a ideia era justamente não trazer um roteiro pronto, mas mostrar como eu vou fazendo o roteiro algum tempo antes da viagem, considerando inclusive que este é um blog sobre Planejamento de Viagens. Convido todos vocês a acompanharem o planejamento desta viagem no meu Instagram, curtirem em tempo real por lá, durante a viagem e, depois, voltarem aqui para verem os artigos completos!

E você, como costuma planejar as suas viagens? Comenta aqui embaixo!

1 comentário em “Turismo no Rio Araguaia”