Porto Seguro: 8 razões para conhecer (especialmente se você nunca foi para a praia)!

Às vezes recebo perguntas de pessoas que nunca foram para a praia (lembra que eu moro em Minas e não tem mar por aqui, né?) sobre qual o melhor lugar para ir ver o mar pela primeira vez, especialmente se isso envolver uma viagem de avião!

Minha sugestão, sem pensar duas vezes, sempre é Porto Seguro, no litoral Sul da Bahia.

Fomos para lá em janeiro de 2018, eu, meu marido e mais dois amigos que estavam justamente vivendo esta experiência, primeira viagem de avião e primeira ida ao mar. E a viagem foi maravilhosa! Para eles e para a gente!

Por isso, resolvi escrever este artigo, tentando resumir as 8 principais razões que me fazem chegar a conclusão de que vale muito a pena conhecer Porto Seguro e seus arredores!

1) São 5 destinos em 1

Porto Seguro compõe a região que é chamada de Costa do Descobrimento. É o ponto de chegada ideal para você explorar toda a região. Seguindo para o Norte, você chega na Praia de Coroa Vermelha, que já faz parte do município de Santa Cruz Cabrália.

Santa Cruz Cabralia foi o cenário da primeira missa realizada no Brasil após a chegada por portugueses por aqui, com construções históricas e muita influência indígena no local, além, é claro, da praia com as águas mais quentinhas de toda a região, Coroa Vermelha!

De Porto Seguro, você pega uma balsa e atravessa para Arraial D’ajuda, que fica do outro lado do Rio Buranhém. Arraial tem uma praça com uma igreja e um paredão cheio de pulseirinhas muito famoso, vindo em seguida uma rua, do Mucugê, também muito famosa, com diversas opções de restaurantes e lojinhas muito charmosas. Comparando com Porto e sua Passarela do Descobrimento, podemos dizer que Arraial tem um público mais jovem e mais descolado, tem menos muvuca e aglomeração, sendo mais caro, mas não tão caro como em Trancoso.

De lá, você anda mais 30 km e chega em Trancoso. Este distrito de Porto Seguro, que já foi reduto dos famosos, tem um centrinho super charmoso, o famoso “Quadrado de Trancoso”, com restaurante iluminados por velas e luminárias mais rústicas, e praias de areais macias e branquinhas, cercadas por hotéis boutiques maravilhosos (muitos com “day user”, que você paga um valor e passa o dia desfrutando de suas dependências).

Já Caraíva, que antes era apenas uma vila de pescadores, se tornou, atualmente, uma praia bastante turística, ainda conservando o clima de vila, com ruas de areia e construções simples. Este é o charme que atrai cada vez mais turistas. Durante a noite, muitos bares soltam o forró para o povo dançar a vontade!!

2) Fácil acesso e locomoção

Viajar para Porto Seguro é barato! Tranquilamente você encontra pacotes com aéreo (da minha cidade, Uberlândia) e sete dias de hospedagem com café da manhã por menos de R$ 1000,0, por pessoa. A Azul Viagens já faz voos semanais diretos para lá e no verão a oferta aumenta ainda mais. Mesmo se precisar fazer alguma conexão, elas costumam ser rápidas! Chegando lá, nada de transfer e longos treços a serem percorridos. O aeroporto está na cidade e você chega rapidinho nos hotéis!

3) Estrutura de hotéis em Porto Seguro

A orla de Taperapuan é a grande zona hoteleira de Porto Seguro. Desde pousadas mais simples, passando por hostels, hotéis, grandes hotéis e até resorts (como o La Torre, que já está na Praia de Mutá, mas é contigua à anterior), tem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Nesta hora, o custo da viagem pode cair muito, porque você encontra hotéis muito bons na rua da praia, ou na rua de trás, por até R$ 80,00 a diária, com café da manhã, para o casal.

Outro ponto legal de hospedagem é ao redor da Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool). Além de ter mais opções de hotéis e pousadas bem charmosos, com aquela arquitetura de cidade histórica, você fica muito bem posicionado para ir para Arraial (próximo à balsa), para aproveitar a noite de Porto e com fácil acesso para as outras praias.

4) Transporte Público atende às necessidades

Nos nós hospedamos em Taperapuan e não ficamos nenhum dia na praia em frente ao nosso hotel. Gosto de viajar para “saracotear”. Para isso, andamos bastante de ônibus, coletivo, transporte público mesmo! No geral, eles saem das intermediações da Passarela e tem o nome da praia de destino no letreiro do ônibus, o que ajuda muito! Eles saem do centro e vão parando em vários pontos das praias, indo por toda a orla e chegando até em Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália.

Se você atravessar a balsa para ir para Arraial, também não vai precisar de preocupar em ter condução própria. Dezenas de vans fazem os trajetos para as praias e também te levam até Trancoso. Para Trancoso tem inclusive ônibus interurbano. Nós fomos de ônibus e voltamos de van. O ônibus é usado pelos moradores locais, então, tem o famoso “pinga pinga”, faz um monte de parada antes de chegar em Trancoso. A volta de van foi bem mais rápida!

5) Barracas de praia

Eu já fui em um número considerável de cidades litorâneas, mas as barracas de praia de Porto Seguro são incomparáveis. Chamar de barraca quase não cabe, porque são verdadeiros restaurantes, com estruturas enormes, decorações diversas e cardápios que vão de pescados e comidas típicas, até churrascarias completas, tudo a beira mar! Geralmente, uma parte da estrutura de mesas e cadeiras é montada na areia e outra parte, bem semelhante a um restaurante, especialmente se tem buffet, fica em uma estrutura construída no final da areia. Em geral, você conta em espreguiçadeiras, sofás e até redes, propiciando um ambiente perfeito para um dia de descanso!

São tantas as opções que dificilmente se consegue conhecer tudo em uma única viagem. Na sua primeira viagem, recomendo que você escolha uma ou duas na orla de Porto Seguro, uma barraca em Arraial; que passe um dia em Coroa Vermelha (escolhemos a Barraca da Jana e foi uma experiência muito boa) e outro em Trancoso, que também conta com as barracas/restaurantes.

Além disso, Porto Seguro abriga três grandes barracas de praia, que são muito famosas por seus luaus e por seus shows diários de axé e humor. São elas: Axé Moi, Tôa-Tôa e Barramares. Os luaus acontecem semanalmente, a noite, e são grandes shows que, muitas vezes, contam com cantores famosos de axé. As três barracas ficam em Taperapuan, a praia mais central de Porto Seguro.

6) Temperatura da água

Saímos do aeroporto de taxi e logo a frente avistamos o mar. E posso dizer com certeza…. que vista!! Praia urbana, no centro da cidade e o mar daquele verde clarinho, meio azulado, incrível, que faz a gente suspirar! No nosso primeiro dia em Porto, conseguimos entrar no mar só no final do dia e, aí, veio a surpresa, água morninha em Taperapuan. Coroa Vermelha, para mim, parecia parque de águas termais (Caldas Novas do Nordeste)… rs

Arraial tem o mar quentinho e as ondas paradinhas, formando as piscinas naturais que a gente tanto ama, pra sentar e papear curtindo a água morninha. A única praia um pouco diferente das demais foi a de Trancoso, com a temperatura da água um pouco mais fria. Em compensação, foi a praia com mais ondas que nós fomos. Ondas e água mais fria nos convidam a nadar, pular onda, mergulhar, proporcionando uma experiência diferente das demais e enriquecendo a viagem.

7) Destino com muita história para contar

O Brasil foi “descoberto” em Porto Seguro, sendo ela a a primeira cidade criada pelos portugueses, no ano de 1535. Por isso, ela é recheado de diversos monumentos históricos que remetem a época colonial. Além disso, um dos passeios mais procurados é o do Centro Histórico e, em nossa viagem, tiramos um dia para conhecê-lo melhor!

Trata-se de uma pequena vila localizada no ponto mais alto da cidade, onde é possível ter uma ideia de como eram as antigas moradias na época de colonização. Além disso, conta com duas igrejas, um museu histórico, um farol, as ruínas da antiga escola dos seminaristas e o marco do descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503.

Em frente ao Centro Histórico, há também o Memorial da Epopeia do Descobrimento, um museu temático da época da chegada de Pedro Álvares Cabral no Brasil, que conta, inclusive, com uma réplica da embarcação que teria sido usada por ele e sua turma em 1500. Você pode subir e andar por todo o seu interior! Vale a visita…

8) Passarela do Descobrimento, Rua do Mucugê e Quadrado de Trancoso

Eu adoro muitas opções gastronômicas em um mesmo lugar. Sempre que vou viajar, já quero saber logo qual a “rua dos restaurantes” do destino da viagem!

Chegar no hotel depois de um dia de praia, tomar um banho, dar uma “dormidinha” para renovar as forças, pôr uma roupa e um chinelo confortáveis e sair para esta rua, olhando os cardápios, ouvindo as propostas dos garçons, vendo os artesanatos, comendo ou bebendo uma coisa ou outra nas barraquinhas até escolher o lugar com a melhor música ao vivo, a bebida mais gelada e a comida com a melhor “cara” e o melhor preço é a antecipação do paraíso para mim!

Tanto Porto Seguro, como Arraial e Trancoso oferecem isso!

Passarela do Descobrimento: antes era chamada de Passarela do Álcool, por ter várias barraquinhas que vendem drinks com muito leite condensando e vodca (incluindo o famoso “Capeta”).

Que lugar legal, cheio de gente, de barracas, de artesanato, de comida, de restaurantes, de opções! Ao mesmo tempo, pacato, tranquilo, seguro! Histórico e cultural! A Passarela do Descobrimento é o coração de Porto Seguro!

Em Arraial, você encontra todo o charme da Rua do Mucugê e, em Trancoso, você pode desfrutar de todo o glamour do Quadrado de Trancoso, com restaurantes mais estrelados e outros com bom custo benefício. Fiz um artigo com opções para comer bem, pagando barato, em Trancoso! Clique aqui para ler!

Este é só o primeiro que uma série de artigos que quero fazer sobre esta região riquíssima! Também espero que tenha sido a primeira viagem de muitas para a região. Já tenho muitos planos, de hospedar e explorar melhor as praias de Arraial, fechar 3 diárias em Trancoso para conhecer seus beach clubs! Que destino maravilhoso e inesgotável! Comenta aqui embaixo o que você achou destas razões para conhecer a Costa do Descobrimento e outras dúvidas que você tiver sobre a região!

2 comentários em “Porto Seguro: 8 razões para conhecer (especialmente se você nunca foi para a praia)!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *