Enotel – tudo o que você precisa saber!!

Localizado em Porto de Galinhas, vila do município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, o Enotel Convention e Spa e seu irmão, Enotel Acqua Club, com quem compartilha todas as áreas comuns, é um resort all inclusive gigante, com vários restaurantes, piscinas e área de convivência diversas, contando com tudo que este tipo de acomodação pode reservar.

Além de sua estrutura, da qual trataremos em detalhes ao longo deste artigo, está localizado em um dos melhores e mais famosos destinos de praia do Brasil! Porto de Galinhas concorre com Porto Seguro, por exemplo, dentre as praias mais procuradas do Nordeste.

Se você, depois de ler este artigo, ficar muito encantado com o Enotel, clica neste link e reserva usando minha indicação no Booking! Você não vai pagar nada a mais por isso, mas eu vou ganhar uma comissão para manter este blog produzindo artigos tão bons como este!



Booking.com

Localização e como Chegar em Porto de Galinhas

Como já citei no começo do texto, Porto de Galinhas não é cidade, mas sim um distrito de Ipojuca, este sim, município do estado de Pernambuco, cuja capital é Recife. Outras cidades famosas do estado são Olinda, Petrolina, Caruaru, Fernando de Noronha e Cabo de Santo Agostinho.

A vila de Porto de Galinhas está localizada há aproximadamente 60 quilômetros de Recife, que tem o aeroporto mais próximo dela, no qual você pousa e pode se dirigir para lá usando uma das opções abaixo:

Transfer coletivo: em média 89,00 por pessoa. Nós fizemos pela Luck Receptivo, em um micro-ônibus. Achei muito organizado. Quando desembarcamos no aeroporto de Recife, o responsável pelo transfer estava aguardando com uma plaquinha com meu nome. Um dia antes do regresso, o hotel imprimiu um aviso com o horário de saída que o pessoal da Luck enviou por email para eles. Voltamos de ônibus de viagem grande, que estava relativamente vazio. No site deles, está especificado que o veículo escolhido depende da quantidade de pessoas a serem transportadas. Além disso, há um guichê da Luck no aeroporto de Recife, que meu agente de viagens orientou que poderia ser usado para informações, caso eu não achasse a pessoa da plaquinha. Ainda bem que eu achei, porque pude ver que, no horário em que passamos pelo lugar, este estava fechado.

Transfer da Luck Receptivo

Uber: marcando a ida a partir do aeroporto até o Enotel, a corrida saiu por 70,00. Pensa que, se tiver 4 pessoas no carro, daria menos de 20,00 por pessoa. Entretanto, é importante considerar que Uber depende da disponibilidade do momento e pode te deixar na mão em alguma situação.

Transfer privativo: você pode comprar pela internet ou fechar no aeroporto. Pela internet você consegue carros para 4, 5 e até 6 pessoas, e até vans maiores (se você viajar com toda a família, por exemplo). Em geral, a viagem sai por 100,00 para até 4 pessoas (mais vantajoso que o transfer coletivo também). Além disso, vários taxistas e motoristas particulares ficam no aeroporto oferecendo os serviço de traslado para quem desembarca.

Aluguel de carro: se você ficar apenas no Enotel, acho que não compensa muito alugar um carro para deixar parado no estacionamento. Mas, se for conhecer todas as praias e fazer os bate-voltas tradicionais de quem vai para Porto de Galinhas (Maragogi e Carneiros, por exemplo), pode valer a pena alugar um carro.

Se você resolver alugar um carro, esse é o trajeto sugerido:

Trajeto do Aeroporto até o centro de Porto de Galinhas: Saindo do Aeroporto de Recife, o principal acesso é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas.

Quando ir em Porto de Galinhas

A melhor época para visitar Porto de Galinhas é entre setembro e março, quando chove menos e o sol dá show! Mas também é alta temporada, principalmente em dezembro, janeiro e fevereiro, com preços mais altos e locais mais cheios. Fomos no mês de março e não pegamos nenhuma chuva que durou mais de 10 minutos, com sol forte saindo logo em seguida. Super recomendo!

Acomodações

O Enotel Convention e Spa foi inaugurado em 2006, passando por uma reforma finalizada em 2018. Já o Acqua Club foi inaugurado em 2014, ambos pertencendo a um grupo português com outros hotéis na Ilha da Madeira, em Portugal.

O Enotel Convetion e Spa conta com 348 apartamentos e 3 tipos de quarto:

Luxo: apartamentos de 41 metros quadrados, com 2 camas de casal king size. Vista do resort ou das piscinas ou jardins ao ar livre a partir de sua varanda.

Master Plus: incluem vista para o mar e banheira de hidromassagem.

Suíte: possui uma área de 104 metros quadrados, incluindo uma sala de estar e quartos separados, banheira de hidromassagem e uma enorme varanda que oferece vistas panorâmicas para o jardim e piscinas.

Os preços vão subindo de acordo com os mimos a mais em cada tipo de quarto!

Nos ficamos na acomodação Luxo e vou falar um pouco sobre minhas impressões. Quarto enorme, com as camas grandes, varanda com mesa e cadeira e vista para o jardim. A cama era boa, porém tinha uma capa de plástico horrível, que esquentava muito debaixo do corpo. Não forneceram cobertores, nem mediante solicitação. Somente colchas finas. Ar condicionado central que cumpriu bem a função de gelar o ambiente. Banheiro grande, com pia e espelhos satisfatórios. Achei o banheiro velho, com azulejos e rejuntes bastante “encardidos”. Os amenities incluíam sabonete em barra, gel para banho, shampoo e condicionador (2 em1) e creme hidratante.

Acomodação Luxo – Enotel Convention e Spa

Já o Acqua Club possui 367 apartamentos, nas seguintes categorias:

Luxo: quartos com 41 metros quadrados e vista para as piscinas ou jardins do resort.

Master: com área de 60 metros quadrados, estes apartamentos possuem capacidade para acomodar até quatro pessoas, com vista para o mar. Com quartos conjugados, estas acomodações são uma ótima escolha para famílias.

All Inclusive

Restaurantes principais

O Enotel é um dos pioneiros no sistema all inclusive em Porto de Galinhas. São muitos bares e restaurantes a disposição dos hóspedes, destacando-se o fato de você pode desfrutar das opções de ambos os hotéis, independente de qual está hospedado.

Com muitas ilhas e uma variedade de pratos tradicionais, regionais e até internacionais, o café da manhã é maravilhoso e demora uns 7 dias para você conseguir comer de tudo!

O serviço de café começa às 7h da manhã nos dois restaurantes principais de cada hotel. Papoula no Convention e Flor de Sal no Acqua. Estes são os 2 restaurantes principais que funcionam no sistema de buffet. Eles voltar a abrir das 12h às 15h para o almoço e a partir das 19h para o jantar. O restaurante infantil Siri também serve as refeições principais para as crianças com um cardápio adaptado para elas.

Achei o café muito bom, com frutas frescas, sucos naturais com combinações maravilhosos, café expresso, bebidas quentes e iogurtes variados. Parte de pães, roscas e bolos bem completa, com forninho e chapa para aquecê-lo. Parte de doces com bolo de rolo, sonho, waffles e panquecas. Coberturas variadas e Nutella em alguns dias. Também tem omelete e tapioca sendo preparados na hora!

O almoço e o jantar são parecidos com várias opções de tortas e bolos de sobremesa. Saladas e frios também estão disponíveis em ambas as refeições. Sempre tinha vários tipos de peixe, frito, ensopado, grelhado, moqueca, pirão, pratos com camarão e até salmão! Uma chapa passando bife de contrafilé e frango na hora (com uma boa fila) e ilha com frituras variadas (batata, mandioca, polenta, dentre outros), que ficam sempre quentinhas e crocantes por serem fritas na hora. Achei que o restaurante buffet colocou opções vegetarianas e veganas mais elaboradas, como strogonoff de soja, hambúrguer e tortas veganas bem variadas.

Bares e bebidas

A partir das 10h da manhã, os bares Pé na Água e Pé na Areia começam a funcionar com bebidas variadas e petiscos muito gostosos, incluindo acarajé, que é feito e frito na hora. Foi, de longe, a comida que eu mais gostei e repeti na viagem! A sorveteria Don Diego também abre às 10h, com sorvetes e picolés a vontade!

Já o Coffee Bar, com bebidas maravilhosas, está funcionando no Espaço Búzios, que fica acima do Restaurante Papoula. Além das bebidas, eles servem alguns itens de café da tarde, como pães, roscas e outras quitandas, das 16h às 18h. Já o bar e o serviço de café funciona até às 22h.

Algumas das bebidas servidas (cardápio disponível no aplicativo do Enotel para celular): expressos de diversos tipos (carioca, italiano, cointreau, citrus, canela e sertãzinho), cafés com leite (cappuccino, moka, chocolate quente e gourmet e descafeinado) e cafés especiais: três sabores, com bombom doce de leite, bombom, irish coffee, amarula coffee, além de cafés gelados.

O bar da recepção é o único que funciona 24 horas por dias, oferecendo todas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas do cardápio, inclusive café expresso, cappuccino e chocolate quente. Ele também disponibiliza itens de alimentos de café da tarde até às 22h e, das 22h às 7h, serve uma ceia. No horário noturno, a recepção funciona como um grande espaço de convivência, no qual as pessoas se sentam nos sofás e puffs disponíveis, batendo papo e bebericando até altas horas.

Outros bares: Bar Oficina, Bar Molhado, Bar Dona Chita, Bar da Boate Fora D’Horas, Sports Bar.

QUAIS SÃO OS RÓTULOS DAS BEBIDAS DO ENOTEL?

Uma dúvida que sempre bate na hora de fechar hospedagem em um resort ou hotel all inclusive é se o local preza pela qualidade das bebidas. Ninguém quer ficar preso em um hotel bebendo cerveja ou refrigerante de segunda linha. E esta informação nem sempre fica clara no que é disponibilizado pelo hotel. Por isso, fiz questão de anotar as marcas da maioria das bebidas que são servidas e usadas nas preparações de drinks:

Água Mineral e Água de como nos dispenser

Refrigerante: Coca, Coca Zero, Sprite, Fanta (Laranja e Guaraná)

Café expresso, capuccino e chocolate com leite em várias máquinas

Chás de saquinho de sabores variados

Cerveja: Chopp Heineken e Chopp Amstel

Gin: Albin

Licores: Bid (morango, blue, cacau, menta), Amaretto dell’Orso,

Matini Rosso e Extra Dry

Aperol

Cachaça: 51

Vodca: Smirnoff

Tequila: Tequilero

Conhaque: Domecq

Wisky: Black e White, The Famous Grouse e Red Label

Vinhos: Miolo (eu acho, esse eu fiquei na dúvida)

Espumantes: Almadén e Botticelli

Os drinks servidos são: Alexander, Caipirinha, Caipirosca, Caipiríssima, Caipisaquê, Cuba Libre, Daiquiri, Daiquiri de Morango, Gin e Tônica, Marquerita, Mojito, Piña Colada, Whisky e Cola e Tequila Sunsire, além de alguns drinks não alcoólicos.

Restaurantes a la carte

Os resorts e cruzeiros all inclusive costumam ter restaurantes em estilo buffet, para as refeições principais, e, para jantares especiais, disponibilizam restaurantes a la carte com pratos mais elaborados, com entrada, prato principal e sobremesa.

Seguindo esta tendência, o Enotel disponibiliza vários restaurantes a la carte, tanto no Convention como no Acqua. São eles:

O Bailinho (português)

Lampião (nordestino)

Kay (asiático)

La Trattoria (italiano)

Chiringuito (pizzaria)

De forma geral, você pode conhecer um ou outro restaurante, de acordo com o número de noites em que estará hospedado. 3 diárias dá direito a 1 jantar temático, 5 noites a 2 jantares e 7 noites a 3 jantares temáticos. Entretanto, o cenário atual está um pouco diferente.

Há restrições por conta da pandemia e o Acqua ainda está fechado. Apesar disso, eles estão usando o espaço do Chiringuito, um dos restaurantes principais dele, para servir os jantares temáticos.

Então, no momento, estão fazendo jantares temáticos e não oferecendo restarauntes temáticos. Prova disso é que os restaurantes com decoração nordestina, italiana, asiática e portuguesa estão fechados!

São 4 jantares temáticos, revezando no Chiringuito, Espaço Búzios (lindo) e na Pizzaria Oliva (Rodízio de Pizza). Ou seja, se você ficar mais de 4 noites, vai repetir jantares. Nós repetimos o menu italiano e o rodízio de pizza.

Sobre o menu disponibilizado, de a la carte mesmo, só o prato principal, que se resumiu a duas opções de proteína e carboidrato.

As entradas eram sempre iguais e sem graça, servidas no buffet. Incluíam algumas opções de saladas, queijos e frios variados e uns pães.

A sobremesa também era em estilo buffet, idênticas às que são servidas nos restaurantes de buffet.

Sinceramente, esperava mais!

Tá que eu sou tendenciosa por ser vegetariana e só ter comido os carboidratos dos jantares. Devo salientar que o Silas adorou os filés, que não tinha nos restaurantes principais, mas nada se compara, por exemplo, aos jantares a la carte com entrada, prato principal e sobremesa das viagens de navio, por exemplo!

Os menus que estavam disponíveis durante a nossa estadia foram os seguintes:

  • Italiano: filé ao molho funghi com risoto de açafrão ou spaguettini de frutos do mar
  • Francesa: camarão a provençale com aligot de batata ou filet a café de paris com batatas dauphinoise
  • Portuguesa: Lombo de bacalhau com alho confitado e batatas ao murro ou arroz de mariscos

O que fazer no Enotel?

Como já escrevi anteriormente, o que define uma estrutura como resort é a capacidade do complexo de lazer oferecer entretenimento a seus hóspedes, de tal forma que estes, se quiserem, nem precisem sair do hotel para se divertir!

O Enotel cumpre estes requisitos?

Com louvor!

Vou falar um pouco mais sobre o que mais se destacou para mim no “quesito” entretenimento e lazer!

Pé na Areia e Estrutura de barraca de praia

O Enotel está na beira da Praia de Cupe e, para mim, o marzão maravilhoso a dois passos do quarto é o principal atrativo do destino!

O mar tá aberto 24 horas por dia e você pode nadar, contemplar e curtir a brisa a qualquer hora do dia e da noite. Acho importante ter isso em mente porque a gente vai para um destino como Porto de Galinhas para curtir o mar, a praia e, diante de um complexo de lazer muito grande, corre o risco de não mantermos isso em perspectiva!

Para melhorar a nossa experiência “pé na areia”, tanto o Acqua como o Convention fizeram um acesso a praia, com espreguiçadeiras, cadeiras, mesas e guarda-sóis. Além disso, com alguma frequência, um garçom do “Pé na Areia” passa para recolher pedidos de bebida. Eles demoram um pouco para retornar, mas quem tem pressa, né?

Piscinas e Parque Aquático

Distribuído em uma área de mais de 45.000 metros quadrados, o parque aquático do Enotel Acqua Club tem um rio lento com 2 mil metros quadrados, uma praia artificial com piscina de ondas, além de um parque aquático infantil. E piscinas para todos os gostos, incluindo uma piscina de borda infinita. Tem ainda um conjunto de piscinas mais reservada integrado ao projeto paisagístico do jardim.

Esta é a listinha de piscinas do resort:

  • Piscinas Central
  • Piscina de Ondas
  • Lazy River
  • Piscina Infantil
  • Piscinas dos Jardins

A Piscina Central é dividida em várias partes, com o serviço de bar molhado e uma grande oferta de espreguiçadeiras, sombreiros, bangalôs e áreas cobertas. É onde acontecem, geralmente, as aulas de hidro, de dança e as brincadeiras da equipe de lazer. Sua posição é bem estratégica, em frente ao principal restaurante. É aquele lugar que, quem gosta de piscina, passa o dia ao redor, só curtindo a água, a bebida do bar e as atrações da equipe de animação.

A piscina de ondas também conta com o suporte de um bar molhado e disponibiliza várias boias para você deixar as ondas te levarem em cima delas. É dividida em duas partes, com um conjunto de cascatas a separando. Neste espaço, a oferta de cadeiras, espreguiçadeiras, sombreiros e bangalôs também é bem grande.

Sobre o Lazy River, várias boias (não precisamos ficar esperando desocupar boia) estão disponíveis para você sentar, relaxar e deixar a água te levar… com cascatas e uma decoração super gracinha! Demos várias voltas sentados na boia, deitados, usando ela de prancha… uma delícia!!!

Sobre o parque aquático infantil, tem uma parte de brinquedos para crianças menores e outra para os maiores, com mais escorregadores, rampas e um mini Lazy River. Está bem próxima do Restaurante infantil.

As piscinas dos jardins vão esquentando ao longo do dia e ficam com uma temperatura bem amena nos finais de tarde. Por isso, as pessoas tendem a permanecer nelas até o cair da noite. Elas costumam ficar mais vazias e sujam menos, consequentemente. Boiei, nadei e descansei com muita tranquilidade! Inclusive, mantendo o distanciamento social.

Programação de Lazer

Se você optar por ficar o dia todo no Enotel, desfrutando da diária all inclusive, pode surgir a dúvida sobre o que você vai fazer durante o dia todo, para não ficar entediado.

Aí é que entra a programação da Equipe de Lazer do resort.

O aplicativo do hotel disponibiliza semanalmente quais serão as atividades realizadas ao longo de todos os dias da semana corrente. Tem a programação de adultos, de adolescentes e de crianças por faixa etária. Nestas fotos, você pode conhecer um pouco sobre o que está disponível para cada um desses grupos.

Vou falar um pouco mais sobre a programação de adultos, por razões de não ter sido acompanhada por pessoas de outras faixas etárias.

  • Manhã de atividades físicas, caminhada, aeróbico (vi até aulas com aparelhos de jump) e aula de dança, indo nessa pegada até às 12:00;
  • Na hora do almoço, rolam brincadeiras, gincanas e hidroginástica na piscina central e na piscina de ondas. Quem gosta de um espaço de piscina mais tranquilo, pode usar as piscinas do jardim, que ficam mais afastadas do som alto e do microfone das piscinas principais;
  • No período da tarde, tem umas atividades físicas mais vigorosas, como futevôlei, ginástica funcional, biribol e aulas de dança;
  • Vi pela programação que acontecem algumas brincadeiras no restaurante principal durante o jantar, mas não jantamos lá em nenhum dia! Ficamos nos a la carte e na pizzaria.
  • Devido a situação atual de pandemia, trouxeram algumas das atividades noturnas para um espaço aberto, bem bonito, que eles chamam de “Pé na Areia”. Neste local ocorreram atividades grupais, com Bingo, Show dos Hóspedes e Show de Mágico. Essa parte eu achei bem graça, além de que rolou uma aglomeração, com muita gente sem usar máscara. Nem ficamos por muito tempo!

Uma atração que merece um destaque maior, pelo tanto que me surpreendeu, foi o espetáculo que assistimos no Teatro Amália Rodrigues.

Como uma pessoa que preguicinha de musical, eu preciso dizer que me surpreendi muito com a qualidade da apresentação teatral que assisti no Enotel! Deixei para ir somente no último dia, mais para dar o check, e me arrependi de não ter ido nos outros dias!

São 3 espetáculos semanais ocorrendo atualmente:
Viva Las Vegas, Aquarela do Brasil e Tributo a Michael Jackson.

Assistimos o “Viva Las Vegas” e a qualidade da dupla de cantores é impressionante! Uau… deram um show daqueles que te deixa sem fôlego. Os bailarinos também foram excelentes!

Por conta da pandemia, algumas atividades não estavam ocorrendo, como as da Boate Altas Horas.

Áreas de Lazer

Além das atividades citadas, o Enotel tem outras atrações de recreação, esporte e lazer, que ficam disponíveis para os hóspedes em horários definidos e também são usados pela equipe de lazer na programação diária. Confesso que não exploramos muito estas opções!

  • Campo de minigolfe,
  • Academia – fitness center
  • Quadras de tênis, basquete e vôlei de praia
  • Ciclovia e Pista de cooper
  • Dardos e tiro ao alvo
  • Tênis de mesa, Snooker e Pebolim

Leger SPA

Oferecendo tratamento estéticos e de bem estar, o Leger SPA é uma clínica terceirizada que oferece seus serviços no espaço do Enotel. Este é praticamente um dos únicos serviços pagos à parte do valor da diária.

O SPA ocupa uma área de 1.000m², que incluem saunas, circuito de piscinas, hidromassagem, ofurô, gruta com piscina salina, salão de beleza, boutique, dentre outras atividades.

Possui sauna seca e a vapor, sendo estas, inclusive, as únicas do resort. É, portanto, um serviço cobrado a parte. O lado bom é que fica bem vazio.

Possui quatro piscinas aquecidas com diferentes tipos e posições de jato d’agua, que proporcionam o tratamento de hidroterapia.

Alguns valores:

Hidroterapia: 4 tipos de piscinas diferentes, de água muito quente, com jatos d’água diferentes. Sauna seca e a vapor incluída. Achei o ambiente e a água da piscina muito quentes. Custamos a aguentar. Acho que vale a pena em um dia frio ou a noite (80,00 por pessoa por 2 horas)

Massagem Porto de Galinhas: ocorre fora da área do spa, em um quiosque lindo (de frente para o mar). São 50 minutos de massagem e a atendente disse que o toque não é tão vigoroso porque pode ter areia, que vai arranhar a pele (150,00)

Massagem relaxante com aromas: 210,00 por 50 minutos

Massagem com Pedras Vulcânicas Quentes: 235,00 por 50 minutos

Massagem com velas: 220,00 por 50 minutos

Aí, tem umas massagens para partes específicas do corpo como face e crânio (145,00), costas (120,00), pernas (140,00) e pés (145,00)

Quanto custa

Em uma rápida busca no Google, simulei datas na alta e na baixa temporada, para você ter uma ideia dos valores da diária:

Julho: cinco diárias para 2 adultos, no site do Enotel, está saindo por 1445,0 a diária, em um total de 7225,00.

Agosto: cinco diárias para 2 adultos, no site do Enotel, está saindo por 1245,0 a diária, em um total de 6125,00.

Vale a pena?

Esta é uma pergunta que depende absolutamente do seu estilo de viagem!

Algumas coisas precisam ser ponderadas para para responder a essa pergunta:

O Enotel consegue te entreter o dia todo, o que é um ponto positivo. Isso porque um hotel all inclusive, sem programação de lazer estruturada, pode ser entediante.

Pode valer a pena se você vai com crianças, porque a programação infantil é muito boa e bem estruturada. Você pode deixar seu filho aos cuidados dos monitores, se assim desejar, ao longo de todo dia. Também fica livre para desfrutar com ele de alguns momentos em família, aproveitando de toda a estrutura do hotel.

Para quem gosta comer e beber a vontade, em grandes quantidades, o all inclusive é perfeito! Para isso dar certo, é importante que a comida tenha qualidade. O Enotel atende bem neste quesito. Ainda tem um prato ou outro mais insosso, mas de forma geral, você consegue encontrar opções saborosas e de qualidade.

Finalmente, o Enotel é ótimo para quem quer muito descansar. Tirar uma semana para ir da cama para o restaurante, deste para a piscina e dela para a espreguiçadeira! Sem preocupar com deslocamento e trânsito, com falta de espreguiçadeira, com valor das coisas, com perder “minino”…

Entretanto, se você gosta de explorar, passear, visitar restaurantes diversos, com comidas diferentes, provando dos chefs e dos temperos regionais, o Enotel, e qualquer outro resort all inclusive, pode não ser a melhor pedida para você!

E aí, depois de ter acesso a este guia do Enotel, com tudo o que você precisa saber sobre ele, comenta aqui embaixo se esta é uma opção boa para as suas próximas férias!

11 comentários em “Enotel – tudo o que você precisa saber!!”

  1. Bom dia. Muito esclarecedor seus comentários, mas estivemos no Summerville e senti falta de mais atrações( tipo piano bar, musica ao vivo, etc…), há no Enotel tais atrações e até que horário são os shows? Obrigada.

    1. É bem agitada sim! Mas eu e meu marido adoramos pular onda, então aproveitamos horrores, sendo que preços mais perigosos, pelo repuxo, o guarda-vidas (sempre tem) marca com bandeira vermelha e fica de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *