Conheça todas as praias de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma vila que está localizada na Ilha de Tinharé, vizinha às ilhas de Boipeba e Cairu, compondo, todas elas, o município de Cairu.

Na praça central da vila, tem este quadro talhado em madeira, que dá uma ideia geral de como é a ilha de Tinharé e seus povoados.

Mapa da Ilha de Tinharé, talhado em madeira, exposto na Praça Aureliano O. de Lima, em Morro de São Paulo.

Em Morro de São Paulo, você pode desfrutar de 5 praias, que foram nomeadas de um jeito bastante fácil de decorar e de entender a localização de cada uma. Descendo pela rua do Centrinho, que é a Rua Caminho da Praia, você vai passar pelas seguintes praias:

Primeira Praia

A menor praia da ilha, com apenas 315 metros de extensão, esta praia de arrecifes na costa, visíveis nas manhãs de maré baixa, contrastando com ondas na maré alta, encanta pelo seu charme e pela vista privilegiada que oferece, situada aos pés do Morro do Farol, formando um dos cartões postais mais famosos do lugar.

Não é a praia mais frequentada por turistas, até mesmo pelo acesso, que exige que você vire à esquerda do final da Rua Caminho da Praia e atravesse um corredor mais vazio. Parece que o fluxo de pessoas te leva naturalmente para a Segunda Praia. Pelo que pude ler por aí, ela é mais frequentada por moradores e surfistas.

A Primeira Praia se destaca também por sediar os esportes radicais da ilha. É o ponto final da Tirolesa de 340 metros de extensão e 60 metros de altura, que parte do topo do morro, no Mirante da Tirolesa, próximo ao Farol. O valor para descer é R$ 60,00 e você pode contratar um serviço de fotógrafo para foto e vídeo por mais R$ 30,00. Eles colocam seus pertences em um saco impermeável, que desce em uma tirolesa paralela, junto com você!
É na primeira praia também que as pessoas realizam mergulho de cilindro, com a empresa especializada Companhia do Mergulho.

É também um ótimo local para hospedagem, por ter várias pousadas pé na areia, e não ter barracas de praia na orla, como ocorre na Segunda Praia. Os comerciantes alugam as espreguiçadeiras e os guarda-sóis diretamente na areia, fornecendo bebidas e petiscos.

Segunda Praia

Separada da Primeira Praia por algumas pedras, com um caminho pelo meio, a Segunda Praia é a mais movimentada a noite e também durante o dia, por concentrar vários restaurantes, que enchem a areia de mesas, guarda-sóis e espreguiçadeiras. Nela também tem os vendedores ambulantes de queijo coalho, água de coco, bebidas em geral, além de uma porçãozinha de mini acarajés com os acompanhamentos em separado que ganhou o nosso coração!

Os restaurantes da orla que bombam a noite oferecem o mesmo cardápio durante o dia, com opções de massas, sanduíches, peixes e carnes variadas e até confeitaria.

Nós escolhemos um restaurante que disponibilizava as cadeiras, mesa, guarda-sol e espreguiçadeira gratuitamente, se consumíssemos por lá, e passamos um dia bem agradável.

É muito interessante acompanhar a subida da maré. De manhã estava bem baixinha. Os corais aparecem e muita gente fica andando por eles, observando a vida marinha que surge entre os arrecifes (não me aventurei). Além disso, formam-se algumas piscinas com água morninha, muito boas para as crianças nadarem (ttm muitas por lá). Ao longo do dia a água vem subindo e vai tampando os corais, o que gera o risco de você não ver, pisar e se machucar.

Mas, lá pelas 15h a maré sobe e faz um piscinão, azulzinho, com uma profundidade boa e o fundo todo de areia. Achei muito bom! Tem até vídeo no meu Instagram mostrando como ficou!

Terceira Praia

Para mim, a Terceira Praia se divide em duas partes bem distintas. Uma faz divisa com a segunda praia, que é cheia de arrecifes de corais. É o local de onde saem as lanchas e embarcações para os passeios e, sinceramente, não me atraiu para passar o dia A vantagem da maré baixa é que ela permite o acesso à Ilha de Caitá, no meio do mar, sendo possível alugar um caiaque ou uma prancha de stand up para seguir até ela. 

Já a outra parte, a partir do “aeroporto”, lembra mais a Quarta Praia com o mar mais aberto, menos muvuca e uma boa oferta de pousadas “pé na areia”, das quais se pode realmente curtir o mar, simplesmente abrindo a porta do quarto!

No total, a praia tem 800 metros de tamanho e, como na maré alta a faixa de areia fica estreita, construiu-se um tablado ao longo de boa parte de sua extensão.

Considero que a terceira praia também é um bom local de hospedagem, estando perto do agito da Segunda Praia, com seus restaurante noturnos, e da tranquilidade da Quarta Praia, com menos gente e paisagens inesquecíveis!

Quarta Praia

Ahh… essa praia ganhou meu coração! Sem sombra de dúvidas, minha praia preferida em Morro de São Paulo.

São 4 quilômetros de extensão, que você caminha facilmente em uma faixa de areia generosa, com um mar encantador, de cor clara e poucos corais a vista, até na maré baixa.

Tem barracas de praia de todo jeito. Desde as grandonas, com restaurantes de 2 andares, até as de guarda-sol e cadeira de plástico, democratizando a bebidinha e a comidinha, para todos os gostos e bolsos!

A maré vai subindo e o negócio vai ficando cada vez mais lindo! Tem a casinha e o barco mais instagramável da vila. E a partir dela, até na Quinta Praia, os restaurantes colocam as redes na água, que rendem um banho diferente e fotos incríveis!

Na nossa primeira manhã na vila, iniciamos uma caminhada de reconhecimento saindo da Primeira Praia, passando pela Segunda e pela Terceira Praia. Ela está separada desta última por uma espécie de “esquina” arborizada. Quando você faz a curva, a paisagem muda e o horizonte se abre, com praia a perder de vista.

O sol foi e veio ao longo do dia (como todos os outros dias em Morro de São Paulo) e a maré foi subindo e tornando o mar muito convidativo para um mergulho!

Comparando com a Quinta Praia, as duas são incríveis, vazias, com faixa de areia boa e água mais quentinha.

O que me leva a escolher a Quarta Praia como preferida?

Muito simples… a Quinta tem muito coral e, conforme a maré vai subindo, maior é o cuidado você precisa ter para não machucar os pés (eu, inclusive, machuquei os pés e as mãos)!

Não tive essa dificuldade na Quarta Praia! Andamos dentro da água com os pés na areia por uma boa extensão de praia!

Escolhemos o Kiosk do Binho para passar o dia, meio que por sorte mesmo (estávamos cansados de andar… esse foi o dia que andamos mais de 10 quilômetros). Mas um casal sentou ao nosso lado e disse que o lugar é recomendadíssimo! Destacou-se para mim a música boa, porque não tinha opção vegetariana no cardápio e eu almocei batata frita! Mas voltaria e comeria batata de novo, com certeza!

Quinta Praia – Praia do Encanto

A Quinta Praia ou também chamada de Praia do Encanto de Morro de São Paulo tem aproximadamente 1600 metros de extensão e é a praia mais isolada de Morro de São Paulo.


Muita gente desiste de conhecer esta praia! De fato, o acesso até ela pode desanimar à primeira vista. Você precisa atravessar os 4 km da Quarta Praia e, se você estiver saindo do centrinho, dá uns 7 km de caminhada…. apesar disso, tem muita gente que anima ir caminhando!


Nós fomos no penúltimo dia de viagem e, como já estávamos cansados, procuramos formas alternativas à caminhada para chegar na Quinta Praia.

As opções são:

  • Aluguel de bike na Primeira Praia
  • Aluguel de um cavalo na Terceira Praia
  • Fretamento de charrete para te levar e te buscar de acordo com o horário combinado
  • Combinar com um restaurante no qual você queira consumir que ele te busque e te leve de volta sem custo


Escolhemos a charrete pelo custo benefício, para não ficarmos presos a uma barraca/restaurante e para não precisarmos vigiar uma bicicleta ou cavalo o dia todo!

Pagamos 35,00 por pessoa (ele recebeu 70,00 pela viagem). O ponto de partida é no início da Quarta Praia, então, de qualquer forma, você precisa caminhar (estávamos hospedados no centrinho e andamos um tanto bom até lá)!

O caminho durou uns 30 minutos e o “Tonho”, condutor da charrete foi contando histórias sobre o lugar, sobre os hotéis e deixou à disposição para pararmos e descermos quando quiséssemos tirar fotos!


A Quinta Praia é separada da Quarta por um mangue e é bem bonito tirar fotos dele e da vista do mar a partir dele.

Passando ele, chegamos no paraíso!
A praia passa a impressão de ser praticamente inabitada, com um mar paradisíaco, aves pairando e uma ou outra pessoa observando os corais. A vegetação ao final da areia é bem fechada e você não vê muitas construções. Isso ocorre porque, além de afastada, esta praia está localizada em terras de preservação ambiental e com um fácil acesso. Esta praia também promete segredos de uma Mata Atlântica preservada e visuais inesquecíveis, onde você pode curtir o mar e a mata nativa. A praia do Encanto inclusive, esta é a maior faixa de areia de Morro de São Paulo, a praia do encanto ainda possui áreas intocadas, rios de águas cristalinas, fauna e flora diversificadas, é uma praia que conta com excelente estrutura de hospedagem, com diversos hotéis, e para o turista, diversas opções em restaurantes, bares de praia.

Apesar disso, ela possui 2 barracas de praia com uma estrutura bastante confortável e um cardápio variados, gostoso e com preço em conta.

Vimos o cardápio das 2 e escolhemos a Carapitangui. Passamos um dia muito agradável. Comida boa e muito barata (considerando a distância e a dificuldade de acesso). Pedimos uma moqueca de lagosta (com muitos camarões e acompanhamentos), que saiu por 50,00. Eles disseram que eram a meia porção, mas veio bem servida. Eles também fizeram uma moqueca vegetariana com legumes e banana, que estava uma delícia. Inclusive serviram um pirão vegetariano com ela que nunca esquecerei!

Ambas as barracas se prontificaram a levar a gente para o hotel ao final do dia. Perto das 14h, o “Tonho”, nosso charreteiro (não sei o nome certo) voltou, demonstrando preocupação e cuidado, dizendo que a maré ia subir e só conseguiríamos voltar agora. Como queríamos aproveitar um pouco mais, dispensamos ele e voltamos com o transfer da barraca. Eles dizem que sai por volta das 16h, mas conforme vai dando a “lotação” do carro, eles vão levando. O caminho de volta é bem interessante, porque adentra no interior do município e vai passando por bairros residenciais e você tem a oportunidade de conhecer um pouco da realidade do local.

Ao longo do dia, a maré foi enchendo e foi ficando cada vez mais lindo.
O único inconveniente para mim, que gosto de nadar, é que tem muitos corais e ficam muito difícil caminhar sem se machucar!

Concluindo….

Todas as praias de Morro de São Paulo são maravilhosas e com características muito distintas, tendo, ao mesmo tempo, a similaridade dos arrecifes e corais entre elas.

Primeira Praia com as pousadas “pé na areia” e a possiblidade da prática de esportes radicais. Segunda Praia toda badalada com as barracas de praia e restaurante que bombam a noite. Terceira Praia com as mudanças de maré tão marcantes. Quarta Praia enorme e bela e a Quinta Praia, com sua natureza intocada!

E, para mim, o melhor! Sem trânsito de carros e longas distâncias a serem percorridas. Tudo acessível por uma charrete, cavalo ou bike!

Se você ainda ficou com alguma dúvida, escreve aqui nos comentários para a gente continuar conversando sobre este paraíso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *