Praias da Costa do Conde – Paraíba

Conheça as diversas praias que formam a Costa do Conde, as características de cada uma e saiba como chegar e o que fazer

A Paraíba é um estado da região Nordeste, pequeno no tamanho, mas grande em belezas naturais e diversidade litorânea. A chamada Região Metropolitana de João Pessoa (capital do Estado) é dividida em três regiões, sendo as principais praias: em João Pessoa, as praias de Tambaú (mais central de todas), Cabo Branco e Seixas ao Sul, Manaíra e Bessa ao norte; no município de Cabedelo, ao Norte, tem a famosa praia fluxial do Jacaré, Intermares, Ponta da Campina, Poço, Camboinha, Areia Dourada, Formosa e Miramar; já região da Costa do Conde você vai conhecer a partir de agora!

Inicialmente, vamos nomear as praias que a compõem e mostrá-las no mapa (saindo de João Pessoa e indo em direção ao Sul do Estado): Barra do Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba.

mapa costa do conde.jpg
Mapa das Praias que foram a Costa do Conde (Mapa retirado do site Costa do Conde)

Elas não são vistas por quem passa pela estrada e distam uns 40 minutos do miolo de João Pessoa. Ao chegar na orla, o mar, os coqueiros, as falésias, os cânions e os mirantes encantam a todos!

O nome Costa do Conde remete ao próprio nome do município, pertencente à região metropolitana de João Pessoa. Conde tem uma população estimada de 25 mil habitantes (IBGE, 2019), tendo raízes históricas na aldeia Jacoca, que passou a ser administrada pelos franciscanos, quando estes chegaram à Bahia, em 1589. Foi apoderado pelos holandeses, no século XVII, voltando ao domínio português algum tempo depois, ficando marginalizado até o início de 1900, quando ocorreu uma forte reação econômica, sendo emancipada em 1963.

Para mim, o melhor da região é o fato dela ter uma boa estrutura, mas ainda manter um clima bastante rústico, com muita área natural preservada. Lembra Jericoacoara, antes de ser “descoberta” pelo turismo em massa. O mar tem um tom verde cristalino impressionante. Tem águas tranquilas, de forma geral, com exceção de um ou outro ponto, como na praia dos Coqueiros, atraindo surfistas, e na Barra do Gramame, que tem o mar mais onduloso, ideal para a prática de kitesurf.

Preparei agora um resumo das principais características de cada praia, para você montar o seu roteiro de viagens de acordo com as suas preferências, lembrando que a região é ideal para quem busca um clima rústico, uma rotina calma, cercada por natureza preservada e ruas de areia.

Barra do Gramame

Localiza-se a cerca de 25 quilômetros do centrinho de Tambaú, conta com o desaguar do Rio Gramame no mar, permitindo que você se banhe em águas salgadas e em águas doces, de cor escura e temperatura amena. A parte do rio é usada para a prática de stand-up paddle e o mar é ideal para a prática de kite surf devido aos ventos da região. O visual do pôr-do-sol é maravilhoso (lembrando que lá escurece cedo!), mas se você chegar cedo, quando a maré está baixa, vai conseguir pra ver os bancos de areias, as piscinas naturais e a vegetação de mangue.

A parte Norte da Praia é mais deserta, tem acesso mais difícil, sem estrutura de barracas, se assemelhando a uma vila de pescadores. No encontro do rio com o mar tem muitas falésias, barracas e um padrão de construção que segue as normas ambientais. Já o lado sul da praia tem mais barracas de praia, sendo que o Bar do Mexicano e do Bar do Zezinho são bem recomendados na região, pelo atendimento e pelo custo-benefício. Nestes bares, você consegue ver o caranguejo azul, chamado de Guaiamum e o uçá (que fica na lama do manguezal, ao contrário do Guaiamum, que fica na parte seca). Eles ficam em um tanque e você pode pegá-los nas mãos, ou pelo menos isso vai ser oferecido a você!

Praia do Amor

Localizada a aproximadamente 29 quilômetros do centro de de João Pessoa, é a segunda praia da Rota da Costa do Conde. Para acessá-la, você precisa atravessar o rio Gurugi, pois ela fica entre este rio e a Pedra Furada, grande atração do lugar. Segundo relatam, o nome da praia e a pedra furada tem relação com uma lenda indígena, que diz que os índios tinham a tradição de passar por baixo dessa pedra durante as celebrações de casamentos. Por esta lenda, quem passar de mãos dados por ela, ficará junto para sempre! É claro que se tornou destino obrigatório para tirar fotos de casais.

Praia com muitas falésias e formações rochosas, de mar limpo, esverdeado e relativamente calmo, com poucas ondas e água quentinha. A praia não tem bares e restaurantes, apenas uma barraca pequena, sem muita estrutura para os turistas. É bem menos frequentada, não tem estacionamento e os carros acabam ficando mais afastados, exigindo uma caminhada do tipo “trilha” para se chegar nela.

Jacumã

A praia é uma continuação da Praia do Amor, estando em continuação à Pedra Furada. Tem um centrinho com lojas, pousadas, supermercados, comércio, além de ser um povoado com residências e barcos de pescadores. Na praia, tem algumas opções de bares a beira mar.

Além de ser uma praia cercada de arrecifes que deixam as águas sem ondas e mais calmas, propícias para crianças, ela tem um “cemitério” de navios. Mergulhadores especializados e documentos da Marinha Brasileira têm registros, do Século XVI, que relatam naufrágios em profundidades que variam de 10 a 45 metros, como da Escuna Jessé, de bandeira portuguesa (1574), das embarcações francesas Pierre (1582), Jumeau (1708), Chargeur D’ Flote (1712), o Piegge e o Marie II (1722), além dos navios americanos Shorting Star (1856) e Transit (1871). Em 1866 naufragou ali o navio inglês Queen Of The Forthe.

Carapibus

Primeira praia depois do vilarejo de Jacumã, tem falésias e um recife que, na maré baixa, represa uma piscina natural, com água quentinha, sendo oportuna para a prática de mergulho. No canto direito, já próximo à Praia de Tabatinga, tem uma lagoa com um bar praticamente dentro d’água. Além disso, possui outros bares e restaurantes a beira mar, bem como alguns hotéis e pousadas, dos quais se destaca a Pousada Aruanã.

Para quem não gosta, é bom ficar atento às pedras e também a algum sargaço. O entorno do local é bonito, com bastante área verde preservada e o acesso à praia ocorre por vias pavimentadas, culminando em uma escadaria, que dá vista panorâmica para a areia e o mar, rendendo fotos maravilhosas! A limpeza do local também chama a atenção, com vários cartazes orientando para que o lixo não seja deixado na praia.

Tabatinga

Com trechos de águas tranquilas e outros mais agitados, esta praia é belíssima, com grande diversidade de formações naturais. Tabatinga tem águas mornas e calmas, protegidas por recifes e areias finas, com boa faixa de terra para caminhar, e um visual digno de filme, com a presença das falésias e enormes paredões rochosos. Em um ponto da praia desemboca um rio, o que oferece aos visitantes a escolha de banho na água salgada ou doce (foto na galeria).

Há quem chame a praia de Tabatinga de “privada”, por toda a tranquilidade encontrada no local. A Praia é semi-deserta, contando com um restaurante e um resort a beira-mar, o Hotel Nord Luxxor Tabatinga. Nessa praia também fica outro resort, o Mussulo Resort by Mantra, que não fica a beira-mar

Na verdade, a praia se divide em duas partes: chegando lá, você desce uma escada esculpida nas pedras e tem acesso à praia. À direita, há um trecho de encontro de rio, com uma “piscina”. Já no trecho da esquerda, a primeira parte da praia tem muitas algas. Além disso, essa área tem um quiosque que costuma ficar mais cheio de turistas. Mas à frente, entretanto, tem um lugar bem mais tranquilo, com boas sombras formadas pelos coqueiros. O mar é um pouco mais agitado, mas o azul continua azul e lindo (fotos na galeria).

Coqueirinhos

Esta é bastante popular e é cercada por milhares de coqueiros, que dão um charme para o local (foto na galeria). Tem também formações rochosas, que formam o canyon de Coqueirinho. O acesso para ela é apenas para veículos pequenos e envolve uma pequena trilha a pé (foto na galeria).

Tem boa infraestrutura para turistas, com bares, restaurantes e um centro turístico com artesanato local. Há alguns anos, as barracas foram retiradas da areia e transferidas para um barranco ao lado, onde formam uma espécie de praça de alimentação praiana. A praia neste ponto apresenta ondas fortes e pedras, mas com uma pequena caminhada para a esquerda há uma enseada maravilhosa, com águas calmas e um visual de falésias e coqueiros muito bonito. Este pedaço é uma área de preservação, não há restaurantes, mas há cadeiras e guarda-sóis para alugar.

A região atrai muitos mergulhadores, já que a água possui boa visibilidade. O norte da praia (lado esquerdo) possui arrecifes que formam uma grande piscina, sendo o local preferido pelos turistas. Já o lado sul possui ondas mais fortes, em mar aberto, e atrai os praticantes de esportes radicais.

Tambaba

Conhecida por ter a praia naturista mais famosa do Nordeste, esta praia divide-se em diferentes ambientes: uma ante-praia, onde é permitido ficar vestido, e uma praia principal, onde é necessário tirar a roupa. A parte naturista não é visível da área não-naturista; é preciso passar por um corredor de vegetação onde há fiscalização, sendo que homens desacompanhados de mulheres não podem entrar.

Praia de fácil acesso através do Waze. Possui estacionamento bem próximo a praia onde ficam alguns flanelinhas super simpáticos. Há estrutura de quiosque. A parte da praia que não é naturista é pequena, com uma linda paisagem de uma pedra com coqueiro em cima (foto na galeria), e a praia naturista fica localizada a direita (foto da entrada desta parte na galeria). No período da tarde, quando a maré está alta, o mar fica mais agitado e, por possuir muitas rochas, é necessário ficar atento. Na entrada tem um mirante, de onde é possível ver as belas falésias de cima.

Estas fotos são do passeio que a gente fez por uma agência de turismo para a Costa do Conde, que se limitou apenas às três últimas praias. Vou falar mais sobre as formas de chegar até ela no próximo artigo, mas já fica a dica. Se você quiser conhecer todas as praias, vai precisar contratar um motorista particular, sendo o mais comum o serviço de bugueiros na região! Mas, pelo que pude andar, tudo é muito maravilhoso e vale a pena!!

Comenta aqui embaixo se você já foi na Costa do Conde e quais praias conseguiu conhecer! Escreva também se você ficou com alguma dúvida e compartilha com aquela pessoa que você quer levar junto para este passeio inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *