Conheça todas as praias de Balneário Camboriú

Ganhando cada vez mais destaque no litoral catarinense, esta cidade, conhecida como “Dubai Brasileira”, tem conquistado os corações dos viajantes. Muito usada por quem quer aproveitar o parque do Beto Carreiro na cidade vizinha de Penha, ficando hospedado em um lugar mais estruturado, os encantos de lá têm, cada vez mais, ganhado uma carreira solo entre os viajantes.

Em meio a tantas atrações, quero começar falando sobre as praias da cidade, que já garantem a viagem ao local. E nada de ficar somente na Praia Central, que pode ser um bom local para hospedagem, principalmente para você poder desfrutar dos restaurantes a beira mar nesta praia!

Para mim, a maior descoberta, o melhor lugar de Camboriú foi justamente uma seleção de praias do sul da cidade, já a caminho de Itapema. É o roteiro Interpraias, pela qual vou começar. Então, subindo a partir de Itapema, temos as seguintes Praias em Balneário Camboriú:

Praia do Estaleirinho

Nosso passeio começou de madrugada, com a ideia de ver o nascer do sol na primeira praia. E conseguimos!

Chegamos em Estaleirinho junto com os primeiros raios de sol e aproveitamos a praia só para nós! Que delícia… o mar de ondas agitadas e cor verde esmeralda, quebrando na praia com força e fazendo muita espuma. A areia grossa, a praia limpa, sem vestígio de civilização e muita Mata Atlântica em volta.

Estaleirinho é a última praia da cidade, estando há 12 quilômetros do centro da cidade (uns 20 minutos de carro). A praia do Estaleirinho possui aproximadamente 1 km de extensão. O costão direito possui muitas pedras (onde nós tiramos as fotos), enquanto o lado esquerdo da praia termina em um morro por onde passa a rodovia Interpraias, que segue em direção à praia do Estaleiro.

Na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, a praia está sempre cheia, especialmente nas pousadas de luxo na região, com destaque para o Parador Estaleiro Hotel, que também funciona como um day-club, e o Sky Beach, um conhecido club do lugar. Em outras épocas a praia costuma estar mais vazia, ideal para quem busca tranquilidade. Apesar de ter ido na alta temporada, peguei a praia deserta no começo da manhã.

Praia do Estaleiro

Seguindo em direção ao centro de Balneário, do lado de Estaleirinho, está a praia de Estaleiro. Com um deck e uma escadaria dando acesso à areia, você chega na praia, muito semelhante à sua vizinha, com ondas fortes e orla arborizada. Entretanto, é mais extensa e tem menos estrutura de bares e restaurante, contanto com maior oferta de hospedagem que Estaleirinho.

Praia do Pinho

Seguimos nossa viagem em direção à próxima praia e nos deparamos com um alambrado cercando a praia e um portaria de acesso. Um segurança veio falar conosco e nos informou que esta era uma praia naturalista, que não poderíamos acessá-la. Pelo que pude pesquisar, desde os anos 1980 ela tem uma estrutura bem organizada, contando com uma associação que impõe várias regras para os frequentadores, como o nudismo obrigatório no trecho principal da praia.

Praia de Taquaras

Esta é a praia preferida dos moradores da cidade. Cercada por uma rua larga e um amplo estacionamento, com muitas vagas, o mar tem ondas fortes, mas é bem limpo. Conta também com vários restaurantes na região, mas não a beira mar.

Praia de Taquarinhas

Praia bem pouco frequentada, de difícil acesso, sem estruturas de barracas e com muitas ondas. Não chegamos a descer, por falta de tempo, mas ficou aquele gostinho de quero mais

Praia de Laranjeiras

Já tinha lido sobre esta praia quando pesquisei sobre o teleférico da cidade, mas não gostei muito dela não. Talvez por estar vindo das outras, mais intocadas, sem tanta estrutura de bares, barracas e restaurantes, fiquei um pouco frustrada com a falta de natureza. Em compensação, tem uma ruazinha do comércio e da comida que dá acesso a praia, que deve render um bom passeio de fim de tarde. Tem estacionamento pago bem próximo à orla. Conta também com muitos restaurantes pé na areia que disponibilizam mesas e guarda-sol, tendo até ambulantes vendendo bebidas, milho e outros petiscos de praia. A areia é mais dura que nas outras praias.

Protegida pelas encostas, é a praia mais calma da cidade, sendo pequena e tendo a água de um verde esmeralda belíssimo. Chegamos na praia pela estrada, finalizando o Roteiro Interpraias. Outro jeito de se chegar até a praia é usando o teleférico do Parque Unipraias, que proporciona uma visão panorâmica do litoral de Balneário Camboriú, com direito a uma parada no mirante no topo do morro.

Praia Central

Com quase 7 quilômetros de extensão, toda cercada pela ciclovia e pelo calçadão, a Praia Central é a mais urbana e mais frequentada da cidade. O mar não é tão bom para banho, ficando impróprio em algumas ocasiões e a areia é escura e dura. Do outro lado da Av. Atlântica estão dezenas de restaurantes, bares e boates. Nas areias da praia, é possível encontrar alguns quiosques. A orla é rodeada por prédios altíssimos, o que traz sombra já no meio da tarde. Por isso, a praia vira ponto de encontro para vários grupos, como idosos que se reúnem para jogar cartas, famílias curtindo os parquinhos, jovens praticando as mais variadas atividades físicas nas areias e no calçadão e até rodas de samba.

Do lado sul da praia, está o Molhe da Barra Sul, com mirante, parquinho, letreiro e a saída do teleférico do Parque Unipraias. Já no lado norte, construiu-se uma estrutura com um deck de madeira que acompanha uma estrutura rochosa, criando uma trilha super arborizada, que vai culminar na Prainha e na Praia do Buraco. A caminhada rende também uma bela vista de toda a orla da Praia Central. Fiz este caminho e fiquei encantada com a estrutura construída, com a beleza da natureza e com a equipe de limpeza do local, que trabalhava incessantemente para deixar tudo impecável! Pena que perdi as fotos1 Mas super vale a pena e é seguro. Percorri tudo sozinha, no começo da manhã!

Prainha

No final da passarela de madeira do deck da Orla Norte, está a Prainha, menor praia da cidade, com cerca de 50 metros de extensão. Tem mar verde e águas geralmente calmas, proporcionando uma vista bem bonita da cidade.

Praia do Buraco

É uma praia pequena, localizada entre a Praia Central e o Morro do Careca (onde saltam de parapente). O acesso ao público em geral é feito por trilhas ou pelo deck a partir da Praia Central, passando pela Prainha.

Praia dos Amores

A última praia da cidade, já na divisa com o município de Itajaí, sendo que, cruzando para o outro lado (uma linha imaginária entre os municípios), você está na Praia Brava. Do lado de Camboriú, tem ondas fortes e poucos quiosques.

Finalizando

Tenho certeza que, depois de ver essas fotos e conhecer mais sobre as praias de Camboriú, você ficou animado para dedicar um tempo maior de sua viagem para explorar mais estas belezas naturais. Faça como nós, vá nesses horários alternativos e desfrute dessa sensação maravilhosa de praia particular e intocada!

6 comentários em “Conheça todas as praias de Balneário Camboriú”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *