Como funciona? É confiável? Quais as vantagens e desvantagens? Desvendamos tudo para você!
De acordo com o próprio site, o Booking oferece serviços de reserva on-line relacionados a viagens, através de sites e aplicativos móveis, assim como através de outras plataformas on-line como sites e redes sociais de parceiros. Isso quer dizer que ele é um grande buscador de hotéis!
Ele intermedia a transação entre o hóspede e anfitrião, funcionando como uma vitrine onde hotéis e propriedades anunciam suas acomodações para usuários espalhados por todo o mundo. Ou seja, não é dono de nenhum imóvel, mas recebe uma comissão do anfitrião em troca do serviço que presta. Assim, o acordo é feito diretamente entre o anfitrião e o hóspede.
De toda forma, ele é um gigante entre os sites que oferecem este serviço! O próprio site deles traz os seguintes dados: são 29.006.099 anúncios, que incluem 6.561.051 casas, apartamentos e outros lugares para hospedagem, em 154.007 destinos e 226 países e territórios. Mais de 1.500.000 reservas são efetuadas diariamente com a intermediação deles!
Resumindo, pode confiar! Os hotéis passam por um rigoroso processo de avaliação e são monitorados constantemente pela empresa. Além disso, caso você tenha algum problema, pode entrar em contato com o serviço de apoio ao cliente do site, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com atendimento em português.
Aproveite as avaliações de quem já se hospedou
Um outra vantagem é que ele abre um espaço para quem já se hospedou em determinado local para escrever uma avaliação sobre o que achou das instalações, do atendimento e o que mais julgar relevante, que passa a ficar disponível no site do Booking para todos que forem consultar sobre a propriedade. Ter esta opinião de quem já se hospedou é muito importante, porque nem sempre o anfitrião coloca todas as informações relevantes.
Para você conseguir acessar estes depoimentos, digite no buscador do site o nome do lugar que você deseja ir com a sua disponibilidade de data. Ele vai abrir uma página com todas as acomodações disponíveis na sua data. Você seleciona o que te agrada e abre a página do hotel/propriedade. Logo em cima, no navegador, vai ter a nota média que as pessoas dão para esta acomodação e um depoimento. Descendo a tela, no canto esquerdo, você pode acessar as demais opiniões. Você pode filtrar por data, do mais recente ao mais antigo, ou vice-versa, ou selecionar da avaliação com nota mais baixa para a nota mais alta, ou também fazer o contrário.
Eu gosto sempre de começar da mais recente para a mais antiga, porque o hotel pode ter passado por melhorias recentes, que geralmente alguém comenta nestas avaliações. Além disso, vou mais consciente das dificuldades que posso vir a enfrentar. Avaliações deste tipo precisam ser bem filtradas, porque dependem muito das expectativas de cada hóspede, do seu contexto de vida e de coisas específicas da estadia dele, que podem não se repetir quando você for para o mesmo destino. Mas acho legal ter uma visão geral do que as pessoas gostaram ou odiaram. E se muita gente começa a falar sobre a mesma coisa, já dá margem para você começar a acreditar que é um grande defeito ou uma grande qualidade do lugar.
Passo a passo para comprar pelo Booking
O cabeçalho do site tem um buscador com alguns campos de preferência para você digitar sobre a sua intenção de viagem (importante colocar as datas, quantas pessoas vão, quantos quartos serão necessários e a idade das crianças, se houver).
A partir daí, vai abrir uma página com todas as opções disponíveis relacionadas a sua busca. Se você quiser muito um hotel específico e ele não está disponível na data que você pretende viajar, o site te sugere datas possíveis para hospedagem naquele local. Se você só sabe a data e o destino para o qual você deseja ir, o site te mostra todas as hospedagens disponíveis na sua data.
Você pode filtrar a sua busca a partir dos filtros disponíveis no campo esquerdo da tela, que são, resumidamente: faixa de preço, saúde e segurança, categoria (de 1 a 5 estrelas), opções de lazer (piscina, sauna, academia, bar, restaurante, etc.), recepção 24 horas, política de reserva (se o hotel tem cancelamento gratuito, se tem que pagar antes ou no local, se precisa de cartão de crédito para reservar), refeições (sem nenhuma refeição incluída, com café da manhã, meia pensão, pensão completa ou all inclusive), tipo de propriedade (se você quer hotel, apartamento, casa de temporada, hostel, pousada, albergue, etc.), locais de interesse (perto de quais pontos de interesse este destino se encontra), preferência de cama (solteiro ou casal), avaliações (você pode filtrar, por exemplo, por ver destinos avaliados apenas como “ótimo” ou “muito bom”), comodidades (como wifi, serviço de quarto e estacionamento), bairro, rede de hotéis e opções de acessibilidade.
Quando você definir o local de hospedagem, você vai descer a página para escolher o tipo de quarto e quantos quartos você deseja reservar. É importante observar tudo o que vem escrito na descrição do quarto. Já passei os olhos por cima desta lista e aluguei um quarto sem ar condicionado em um local bem quente. É aqui também que você descobre, por exemplo, se o quarto que você está escolhendo tem banheira ou vista para o mar. Finalmente, você escolhe quantos quartos quer reservar e clica em “Vou reservar”.
Dica bônus: o site mostra quantos quartos ainda estão disponíveis para sua data, quantas pessoas estão visualizando ele no momento e quando foi feita a última reserva. Aí você consegue ter uma base se precisa fechar logo ou se pode esperar um pouquinho mais!
A partir daí, você é direcionado para a página que contém informações da sua reserva (valor, taxas adicionais, formas de pagamento e parcelamento), informações sobre a hospedagem (horários de check-in e check-out, o que o hotel oferece, as proibições, dentre outros). Nesta etapa, você também pode entrar em contato com hotel se ainda ficou com alguma dúvida ou se deseja fazer algum pedido especial.
Finalmente, você vai para a página de pagamento e informa os dados de acordo com a sua opção de pagamento e parcelamento. Confere todas as informações e conclui a reserva. O hotel te manda uma confirmação digital no seu celular com o link para baixar o aplicativo deles. Você também recebe um e-mail com todas as informações da sua reserva.
Pagina de Pagamento do Booking
Resumo das vantagens do Booking
. Por ser um dos mais antigos, tem mais hotéis e mais depoimentos de usuários;
. Somente quem se hospedou pode escrever depoimentos, ao contrário de outros sites que oferecem o mesmo serviço;
. Programa de Fidelidade Genius: você vai ganhando descontos progressivos a medida que vai reservando pela plataforma;
. O hotel define a política de cancelamento, mas, em geral, o cancelamento é grátis até bem próximo da data que você escolheu;
. Parceria com vendedores autônomos, que ganham comissão quando vendem hospedagem por links deles. Com isso, essas pessoas pesquisam mais sobre a plataforma, ficam mais de olho, apontam com mais frequência possíveis problemas, porque topam vincular suas marcas ao site;
. Bom layout do site, de fácil navegação (se você não achar, só seguir o passo a passo acima).
Alguns pontos para ficar atento (desvantagens?? não sei se é pra tanto…)
. Por ser apenas um intermediador, cada anfitrião define as próprias regras:
– a maioria das acomodações não permite o parcelamento da tarifa;
– fica a critério do anfitrião pedir um número de cartão de crédito no momento da reserva ou não;
– até mesmo a opção de pagar antes ou apenas na acomodação vai depender do que o hotel definir.
. Pagamento em dólar: se deixar para pagar no hotel, você pode ser penalizado pela variação da cotação da moeda, além de ocorrer cobrança de IOF no uso do cartão de crédito.
Espero que tenha ficado mais claro para você como o Booking funciona, como fazer para reservar pelo site, quais são os vantagens e desvantagens do uso da plataforma e, acima de tudo, que você tenha entendido a importância de ler as avaliações sobre o local na hora de escolher seu destino de hospedagem.
Se você ainda ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo!
Atualização em 22/11/21
A partir deste mês, me tornei afiliada do Booking. Isso é uma parceria muito legal que eles fazem com blogueiros de viagem!
Funciona da seguinte forma: em todo o blog tem banners e links para o Booking. Se você reservar o seu hotel usando estes links, eu recebo uma porcentagem da venda do Booking. Ou seja, você não paga nada a mais por isso e eu recebo um dinheirinho para ajudar a manter o meu blog, que tem custos anuais altos!