Tudo o que você precisa saber para usar a plataforma com segurança: como funciona com passo a passo, vantagens, desvantagens e dicas. especiais.
Surgimento da Empresa
A empresa AirBnb surgiu em 2008, de forma despretensiosa, quando 3 viajantes se hospedaram em um espaço vago na casa dos dois donos da empresa. Ali estava a semente da ideia genial que eles tiveram, que beneficia milhares de pessoas, tanto as que se propõem a serem anfitriões, como também as que querem viajar. É muito simples oferecer seu espaço para locação, podendo ser desde um quarto da sua casa, uma edícula, uma casa dos fundos, até um apartamento à beira mar que você usa em poucas ocasiões e ele permanece fechado durante o resto do ano. As necessidades das pessoas são muito diversas e seu espaço vago pode servir na medida perfeita para outras pessoas.
O nome da empresa vem da união das palavras Air + Bnb. Air (ar) porque estes primeiros hóspedes ficaram em colchões infláveis e Bnb sendo a abreviação de “bed and breakfast” (cama e café da manhã). A empresa transmite a ideia de que as pessoas devam procurar hospedagens que as façam se sentir em casa, tendo opções das mais simples às mais luxuosas, oferecendo estadias em casas e bairros residenciais, além das tradicionais zonas hoteleiras, e também experiências diferenciadas, como estadias em castelos, barcos, chalés nas montanhas, trailers, casa na árvore, dentre outros.
De acordo com dados divulgados em 2019, atualmente o site é a principal plataforma de aluguel de estadias por temporada do mundo, anunciando aproximadamente sete milhões de acomodações em 191 países, sendo que, por noite, duas milhões de pessoas se hospedam em quartos e locais inteiros através da intermediação do serviço.
Como anunciar e comprar pelo AirBnb
Quando você faz o cadastro no site, você pode ser um anfitrião ou procurar uma hospedagem. Se você ainda não tem cadastro, pode ganhar até 350,00 reais de desconto na sua primeira hospedagem clicando aqui.
Preencha as informações solicitadas, sendo que você pode logar com sua conta do Facebook ou Google e só completar as informações que faltarem. É importante enviar a foto de um documento de identificação e uma foto sua (aba “Perfil”, clicar em “Visualizar e editar perfil”, clicar em “Fornecer documento de identificação”, enviar a foto do documento e tirar uma foto selfie). Estas informações dirão ao site se o seu perfil é confiável e são importantes, principalmente se você quiser se cadastrar como anfitrião.
Se você for anfitrião, o site vai disponibilizar o anúncio da sua propriedade no buscador dele para ela ser localizada por quem quer se hospedar na sua região. Ele, assim como o Booking, funciona como uma vitrine das propriedades cadastradas. Nossa família utiliza esta ferramenta para anunciar um apartamento em Caldas Novas que temos cota, e sempre funcionou bem. Você cadastra a forma que quer receber o dinheiro da hospedagem (pode ser até conta poupança) e recebe o dinheiro da hospedagem a partir de 24 horas após o check-in do seu hóspede, se ele não reclamar da fidedignidade do local, com relação ao anúncio. Você pode cobrar o valor da taxa de limpeza, se achar necessário, e o AirBnb retém para ele, em média, 3% do valor a ser cobrado do hóspede.
Se você deseja se hospedar, vá até o alto da página inicial do site e digite suas preferências no buscador de acomodações. Inicialmente, você insere o destino, a data e o número de hóspedes.
Em seguida, você será direcionado para uma página onde definirá informações muito importantes. Primeiramente, se você sabe em quando região/bairro da cidade quer se hospedar, pode mover e focalizar ela no mapa e ter uma visão geral das acomodações disponíveis e de seus valores. Além disso, no filtro “Preços”, você pode definir qual valor mínimo e máximo quer pagar na diária. Em tipo de acomodação, você define se quer ter uma casa só para você, se pode ser apenas o quarto de uma casa ou se topa dividir o quarto com outros hóspedes.
Finalmente, em mais filtros, você define quantos quartos, camas e banheiros são necessários para sua estadia, se você quer se hospedar com um Superhost (anfitriões com as seguintes qualificações: 10 ou mais viagens por ano, 90% de taxa de resposta, 80% de notas 5 estrelas e poucos cancelamentos), quais comodidades deseja (aqui entra opções como ar condicionado, café da manhã, cozinha e equipamentos, wi-fi, ferro de passar, dentre outros), instalações (se tem estacionamento incluído, por exemplo) e seguir escolhendo de acordo com suas preferências. Lembrando que, quanto mais filtros, menor vai ser o número de hospedagens disponíveis.
Ao escolher sua acomodação, atente-se aos comentários de quem já se hospedou e à quantidade de estrelas que a acomodação costuma receber. Vai aparecer na tela o valor da soma das suas diárias e as taxas que vão incidir sobre ela (falaremos mais sobre isso no próximo tópico). Tendo certeza de que está tudo certo, você pode proceder a continuação da reserva, clicando em reservar.
A partir daí, você é direcionado a uma página de confirmação dos dados da sua reserva, conhece as regras do lugar, pode entrar em contato com o anfitrião para saber alguma informação específica e é direcionado para a página de pagamento, podendo parcelar em até 12 vezes, com o pagamento de juros proporcionais.
É confiável
Sim, o AirBnb é confiável! A empresa se preocupa muito com a segurança da rede e garante que o serviço é confiável através de processos de verificação dos perfis, tanto dos anfitriões, como dos hóspedes. Cabe a você fazer bom uso destas ferramentas, buscando se hospedar em locais com anfitriões que tiveram o perfil avaliado e que têm boas avaliações. Por exemplo, em “informação verificada”, você pode conferir se o anfitrião enviou seu documento de identificação oficial, suas informações pessoais, foto, telefone, entre outras coisas.
Outro aspecto que traz segurança é o que anfitrião só recebe o valor da hospedagem 24 horas após o início dela. Isso acontece porque, se houver algum problema grave, você pode conseguir usar o valor pago em outra instalação.
Além disso, o AirBnb oferece um atendimento ao cliente completo, 24h por dia, 7 dias por semana para poder auxiliar em eventuais demandas. Por isso, é importante sempre se comunicar com o anfitrião e fazer os pagamentos através da plataforma.
Portanto, para deixar isso destacado e bem claro, em hipótese alguma, aceite fazer pagamentos por fora do site, como por transferência bancária. Golpes mais recorrentes no AirBnb costumam envolver a solicitação de um pagamento por fora. Também é importante destacar novamente a importância de se comunicar sempre por meio do AirBnb, evitando, por exemplo, fazer negociações por WhatsApp. Mesmo que demore um pouco mais para você ter a resposta do anfitrião, você fica respaldado pela plataforma.
Só é importante salvar o telefone do anfitrião na data da viagem, buscando adicionar também no WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem, pois facilitará o contato e você consegue fazer alguma ligação de urgência. E leve sempre o endereço do seu anfitrião impresso em um papel, assim como seus contatos.
No que diz respeito a transferência de pagamentos, eles gerenciam todo o processo de recebimento e transferência através da plataforma deles, garantindo assim que nenhuma das partes seja prejudicada. Uma vez feita e confirmada a transferência, o hóspede recebe o endereço, email e telefone do anfitrião para acertar os detalhes. Ainda assim, recomendo ao máximo manter as conversas na própria plataforma, para elas ficarem salvas e passíveis de serem verificadas pela empresa
Finalmente, as avaliações são o melhor forma de se avaliar se a hospedagem é confiável. Isso porque quem já se hospedou falará com propriedade se os anúncios são verdadeiros. Eles até podem destacar um ponto super positivo que o anfitrião não tinha se atentado em mostrar. Por outro lado, como sempre falo, avaliações são muito pessoais, dependem das expectativas das pessoas, preferências e experiências anteriores. Tente observar se não é o caso da avaliação que você estiver lendo.
Uma dica para evitar falsas avaliações é verificar o perfil dos usuários que deram cinco estrelas e ver se esta pessoa também faz anúncios de acomodações. Cabe desconfiar também se a pessoa se hospedou na mesma cidade na qual ela mora. Você também pode clicar na foto do anfitrião para acessar o perfil dele para checar se há depoimentos de pessoas que se hospedaram em outras propriedades anunciadas por ele. A medida ajuda a saber se a pessoa teve problemas no passado e decidiu anunciar o mesmo lugar de novo para evitar mostrar avaliações ruins.
Vale ainda destacar que é importante desconfiar de preços muito baixas, especialmente em casas novas, com decoração requintada e localização imperdível em cidades muito turísticas, que normalmente têm preço alto. Para evitar isso, é importante pesquisar bastante para saber qual é a média de preços do local para a data escolhida: se o valor estiver muito mais baixo que o normal, é importante redobrar a análise do anfitrião para se certificar de que o anúncio é de um local legítimo.
Vantagens
. É uma excelente opção para viagens em grupo, pois pode acomodar um número maior de pessoas a um preço mais baixo. Por exemplo, se você está viajando em família pode ficar bem mais barato alugar um apartamento de 2 quartos do que reservar 2 quartos de hotel.
. Da mesma forma, caso você esteja viajando sozinho, provavelmente conseguirá alugar um quarto mais barato que quarto de hotel, que quase na maioria das vezes o preço single é igual ao preço do quarto duplo. Além disso, ao escolher se hospedar em um quarto da casa de uma pessoa, você tem a oportunidade de fazer novas amizades, pegar dicas sobre o local, etc.
. Os Anfitriões são muito importantes para a experiência de viagem, pois torna-se uma oportunidade de fazer contato com um habitante local do seu destino. Em geral, eles são solícitos para conversar sobre a cidade, dar dicas e fazer alertas. Muitas vezes, o dono da hospedagem é quase que um guia turístico. Diferente do atendimento mais “frio” de um hotel por exemplo.
. O aplicativo do Airbnb para celulares e o próprio site são rápidos, fáceis de usar e uma excelente ferramenta de comunicação. Inclusive é super recomendado que toda troca de mensagens fique registrada lá, no caso dede algum eventual problema precisar ser mediado pelo site.
. O uso da cozinha do local precisa ser combinado com o anfitrião e pode ser uma grande vantagem tanto na economia como para pessoas que têm restrições alimentares e querem cozinhar sua própria comida. Desta forma, utilizar geladeira, fogão, microondas e todos os aparatos de uma “casa normal” é uma grande vantagem. Para nós serve muito para aquele dia que você enjoa da comida de restaurante e quer comer um arroz e feijão bem caseiro, feito na hora, quentinho! Pergunte ao anfitrião se tem sal, óleo e outros temperos disponíveis no local.
. O Airbnb está em espaços que tradicionalmente não estão na zona hoteleira. Você consegue encontrar, por exemplo, uma casa super charmosa numa ruazinha residencial, na qual os hotéis não caberiam, pela estrutura e espaço que exigem. Assim, opções em lugares mais badalados e charmosos da cidade são mais amplas e baratas no AirBnb.
Desvantagens
. As reservas não são confirmadas rapidamente e o sistema do Airbnb costuma ser mais demorado do que reservar um hotel, já que em muitos casos o anfitrião tem que aprovar a estadia e ele pode demorar para ver a solicitação. Por isso, evite fazer reservas de última hora.
. O check-in e o check-out costumam ser um pouco mais trabalhosos, tendo em vista que é necessário marcar um horário, já que o anfitrião não fica a disposição o tempo todo, como seria em um hotel. Além disso, você tem que comunicar eventuais atrasos e adiantamentos, e isso pode não ser bem visto ou difícil do anfitrião assimilar na agenda dele. Por exemplo, viajamos em janeiro e pegamos um trânsito imenso, que adiou nossa chegada em umas cinco horas. O anfitrião teve que ficar disponível até de madrugada para nos receber. Do outro lado, se o anfitrião não tiver disponibilidade para te atender, você terá que esperar na rua. Em um hotel, mesmo que você ainda não possa entrar no quarto, é possível deixar suas malas na recepção e esperar confortavelmente no saguão do hotel.
. Além disso, ao contrário de sites como o Hoteis.com, o Airbnb não faz parcelamento em várias vezes sem juros, o que atrapalha bastante quando se está com o orçamento apertado. Você pode parcelar em até 12 vezes, mas é cobrada uma taxa de juros proporcional ao número de parcelas.
. As regras de cancelamento são definidas pelo anfitrião, podendo haver opções mais flexíveis, que permitem o cancelamento sem multa até um dia antes do check in, até as mais rigorosas, que não devolvem o valor pago. A taxa de limpeza sempre é devolvida, mas a taxa do Airbnb não é reembolsável.
. Já o anfitrião pode cancelar a reserva a qualquer momento, o que pode te colocar em uma situação de ficar sem lugar de hospedagem às vésperas de sua viagem. O Airbnb até pune o anfitrião e te ajuda a resolver o problema, mas isso dificilmente aconteceria com um hotel. O site costuma indicar no perfil do anfitrião se ele já cancelou alguma reserva.
. Um hotel é construído para receber pessoas; por isso, costuma ter mais opções de acessibilidade, padrões, atendimento e cuidado em detalhes como roupa de cama e limpeza. Se você se importa muito com estes detalhes, pode não ser a melhor opção para você
. Menos suporte para imprevistos, como a queima de chuveiro. O anfitrião pode até vir te ajudar, mas não terá a mesmo agilidade do hotel, que sempre tem uma equipe à disposição.
O que observar ao reservar: taxas, detalhes, pegadinhas, avaliações, distância dos pontos de interesse
. Sempre verificar todos os detalhes em mais filtros e, se ficar em dúvida ou não encontrar a amenidade que você estava procurando, entre em contato com o anfitrião e pergunte. Por exemplo, reservei uma casa que não colocou em nenhum lugar se tinha estacionamento incluído. Fui perguntar diretamente e o anfitrião repassou que não tinha. A partir daí, me organizei para não contar com ele. As vezes, estas informações são omitidas para eles não serem excluídos dos filtros de buscas iniciais. Como neste caso que contei, como gostei muito do lugar e a anfitriã disse que o local era tranquilo, acabei ficando e deixando o carro na rua mesmo.
. Observar nas fotos pequenos detalhes que poderiam te incomodar e que poderiam não ser mencionados na descrição do local, como tipos de fechaduras, de box do banheiro, chuveiro, cor das paredes, materiais dos móveis, ventilação, dentre outros. Eu, por exemplo, não consigo dormir com um tipo específico de roupa de cama. Então, sempre preciso observar na descrição e nas fotos como são as roupas de cama oferecidas e, se ficar na dúvida, levo as minhas de casa.
. Depois de fazer a reserva, é importante mandar uma mensagem para o anfitrião se apresentando. Já que ele tem a opção de aceitar ou não, então é bom passar uma boa impressão. Quando ele aceitar a reserva, a cobrança será feita. Além disso, é uma forma de se avaliar a disponibilidade e presteza dele para quando você precisar em contato com ele durante a sua estadia.
. Sempre se atentar que o preço final é diferente do anunciado; depende da data, do número de pessoas e das taxas, como a do AirBnb e a taxa de limpeza.
. Sempre observar a localização, definindo a sua estadia levando em conta os locais que você quer frequentar e se, próximo ao local, tem opções de transporte público acessíveis.
. Se você pretende cozinhar, verifique quais utensílios estão disponíveis no local. Para isso, faça uma lista do itens que você pode precisar e tire todas as suas dúvidas com o anfitrião.
. Os anfitriões costumam responder os comentários que são feitos sobre a acomodação deles. É importante observar como eles agem, se apenas agradecem os elogios ou se respondem reclamações, assumindo os próprios erros e mantendo um tom ameno diante das críticas.
Tentei fazer um artigo bem completo, juntando tudo o que você precisa saber para se hospedar com segurança usando o AirBnb. Se você ainda ficou com alguma dúvida, comenta aqui embaixo. E compartilha com alguém se tenha dúvidas sobre como usar o site.