A pandemia fez a gente redescobrir a nossa vizinhança!
A proibição de viagens internacionais e o medo de viajar para longe e algum aeroporto fechar, ou começar um toque de recolher de uma hora pra outra e você ficar preso no hotel, sem poder passear livremente e até mesmo o risco de contrair o vírus estando longe de casa fez a gente, em um primeiro momento, ficar em casa.
Depois de quase um ano de pandemia e tomando todos os cuidados possíveis, começamos a pensar em sair da toca, ir fazendo pequenos testes, com hospedagens mais curtas e destinos mais próximos!
Este pensamento nos levou a redescobrir a própria região na qual moramos e todo o potencial turístico que ela provavelmente carrega!
Eu estou muito nessa fase, descobrindo o Triângulo Mineiro e todas as maravilhas dele!
Em um final de semana do mês de julho fomos conhecer o Hotel Fazenda Estância das Flores, sobre o qual decidi escrever este artigo, falando de forma detalhada sobre quais foram as minhas impressões
Onde fica
No coração do Triângulo Mineiro, entre Uberlândia e Uberaba, com acesso bem simples e rápido, tendo como referência o pedágio que liga as duas cidades. A entrada está logo ao lado do pedágio na parte do município de Uberaba. A gestão do lugar fez um mapinha ilustrativo para quem vem nas duas direções, que auxilia bastante!
A estrada de terra que leva até o Hotel tem aproximadamente 5 quilômetros e é muito boa, larga, sem grandes ondulações (só umas “costelinhas”) e toda sinalizada com placas do hotel, falando a qual distância ele está a partir daquele lugar. Não tem erro!
Modalidades de atendimento
Ao chegar na entrada, um recepcionista aferiu nossa temperatura e nos perguntou se íamos passar o dia ou nos hospedarmos.
E é isso mesmo!
Eles oferecem algumas opções para os visitantes:
Day use: 30,00 – nesta opção, você desfruta das dependências do hotel fazenda e fica livre para fazer sua alimentação da forma como achar melhor. Nesta opção, você pode fazer a sua refeição no restaurante ou utilizar umas barracas que estão próximas às piscinas, com churrasqueira, pia e mesa de apoio, para você preparar a sua própria comida.
Almoço a vontade: 40,00 – você vai para o almoço, pode ficar na área do restaurante enquanto esta comendo, curtindo a vista e a música, mas não pode, por exemplo, dar um mergulho na piscina ou usar a sauna. A vantagem é que em todas as modalidades você pode levar uma caixa térmica com as bebidas da sua preferência e não fica obrigado a consumir as bebidas do lugar.
Hospedagem para até 4 pessoas: eles disponibilizam alguns chalés para 2, 3 ou 4 pessoas que incluem a hospedagem com enxoval e pensão completa (jantar, café e almoço a vontade). Vale lembrar que a diária do domingo, pelo menos pra gente, foi estendida até às 18h. Além disso, nos deram a opção de chegar às 10h no sábado para desfrutar do lugar (sem a garantia de entrar no quarto nesta hora). Quem vai com regime de pensão completa e quer passar o dia de sábado todo por lá, terá que comprar o almoço, que não está incluído.
Hospedagem para até 12 pessoas: para grupos maiores, tem diferentes tamanhos de chalés, equipados com cozinha e churrasqueira, que te dá a opção de cozinhar as próprias refeições ou comê-las no restaurante principal do hotel. Não inclui roupa de cama nesta modalidade de hospedagem.
Esta última foi a que escolhemos, ficando em um chalé para até 8 pessoas.
Acomodações
O que mais me surpreendeu neste quesito foi a honestidade do pessoal do hotel ao divulgar as acomodações. Em vários locais, eles deixam bem claro que as acomodações são simples, que você deve ver as fotos dos quartos antes de decidir pela hospedagem. E realmente não tem essa de maquiar as fotos para passar uma impressão melhor que a verdadeira (assim…. aqui até fica uma crítica construtiva: as fotos, na verdade, são bem mal tiradas, focadas e posicionadas).
No meu caso, baixei tanto as expectativas que me surpreendi com um chalé recém-pintado, como as camas protegidas por um lençol branco, muito limpinho, um banheiro organizado, com cortina boa, a cozinha mais espaçosa do que parecia nas fotos e um derredor lindíssimo!
O site deles (clique aqui para acessar) e o Instagram Estância das Flores deixam bem explicado quais tipos de hospedagem estão disponíveis. Vai lá para você ver todas as fotos.
Suítes para 2, 3 ou até 4 pessoas
Nas suítes, tem-se o enxoval incluído, com pensão completa, acesso a toda área do complexo, inclusive com pesca esportiva incluída. Tem ventilador, televisão, mesa e frigobar. Nesta modalidade não estão incluídos a sauna e o passeio a cavalo.
Chalés para 5 e 8 pessoas e casas para 11 e 12 pessoas
Nestas modalidades, não tem enxoval incluído. Além disso, nenhuma refeição está incluída no valor da diária. Em contrapartida, você tem a sua disposição itens como geladeira, fogão com gás, pia e churrasqueira. A pesca esportiva também está disponível nesta modalidade de acomodação. Atente-se para a necessidade de levar utensílios de cozinha (panelas, pratos, talheres, etc.).
Nos ficamos em um chalé para 8 pessoas e pagamos um total de 460,0 pela diária. Deu mais ou menos 57,00 por pessoa pela acomodação. Super valeu a pena!
Alimentação
O café da manhã custa 25,0 por pessoa, se você não for hospedar-se com pensão completa. Nós levamos nossas coisas e fizemos a nossa refeição matinal no chalé mesmo (inclusive nos emprestaram um filtro pra passar o café, porque eu tinha esquecido o meu).
Ao longo do dia, algumas porções estão disponíveis para você se deliciar estando hospedado ou apenas na modalidade day use. Segue lista com os valores:
Um menu a la carte é disponibilizado tanto no almoço como no jantar. Os pratos custam 69,90, servem (segundo a descrição) 2 pessoas e contém uma proteína (inclusive omelete para vegetarianos como eu) e os acompanhamentos tradicionais.
Além disso, no almoço do sábado e do domingo é disponibilizado um buffet de almoço à vontade, ao custo de 40,00 por pessoa. Almoçamos nele no domingo e eu achei a comida, apesar de simples nos preparos, muito saborosa! Tinha umas 4 opções de carne de panela (gente, sempre fico devendo nesta parte.. não sei falar nome de carne porque eu não como), uns 3 tipos de verduras quentes e uns 5 tipos de salada. Batata frita e torresmo de fritura! Destaque para a música ao vivo, que ocorreu tanto no sábado como no domingo, com um repertório bem eclético!
No mês que nos hospedamos, estava acontecendo um “Arraial da Estância” nos sábados a noite, com música ao vivo, fogueira e comidas típicas. Estas estavam incluídas na modalidade pensão completa ou poderiam ser adquiridas por preços que variavam entre 5,00 e 10 reais.
O que fazer?
Gostei bastante dos atrativos naturais do lugar. Dá para você só ficar de boa, batendo papo com os amigos no chalé, vendo as árvores, ouvindo os pássaros e o sol cair, seguindo por uma noite muito agradável e tranquila (éramos os mais barulhentos, sem dúvidas). No domingo a tarde, estiquei um lençol na grama e deitei, olhando para os pássaros que cantavam na árvore acima de mim!
O fato dos chalés acomodarem um número maior de pessoas permite que você conviva com pessoas queridas de uma forma bem próxima. Também achei o destino ideal para ir com um grupo de amigos para Day Use, usando as barracas com estrutura de churrasqueira, curtindo as piscinas, os atrativos do lugar e aproveitando ainda a música ao vivo do restaurante.
Sobre os atrativos do lugar, se destacam:
- Piscinas Adulto e Infantil
- Play Ground
- Salão de Jogos
- Campo de Futebol gramado
- Quadra de esportes descoberta
- Sauna a Vapor
- Salão de Festas palco, cozinha e banheiros
- Trilha natural para caminhada
- Bicas de água mineral
- Nascente do Rio Bom Jardim (Afluente do Rio Uberabinha)
- Pesqueiro para Pesca Esportiva
- Cachoeira artificial
- Poço dos Desejos
- Lagos de água mineral
- Capelinha
Deixei salvo nos Destaques “Estância das Flores” do meu Instagram a minha visita a todos estes lugares.
Vale a pena?
Muito! Um dos lugares que mais me surpreendeu recentemente!
Se destacaram pra mim:
Atendimento: não sei se são da mesma família, mas pareceu que todo mundo que me atendeu era bem simpático, sem forçar demais a amizade, foram receptivos e prestativos na medida ideal, facilitaram os processos e até nos deram bronca por excesso de barulho com muita elegância!
Distância: entre duas das principais cidades do Triângulo Mineiro, em uma rodovia duplicada (BR-050), com um trecho de estrada de terra pequeno e bem pavimentado, além do repasse de instruções claras e “desenhadas” (rs) pelo hotel. Ideal para passar o dia (sem demorar pra chegar), um final de semana e até mesmo 2 diárias. Mais que isso já não teria tanta graça, na minha humilde opinião!
Opções de alimentação e acomodações: acho muito válido eles colocarem diferentes valores e opções, de ingresso, alimentação e hospedagem, porque você consegue adequar ao seu desejo e ao seu orçamento.
Possibilidade de viajar com grupos maiores: nós fomos em um grupo de amigos e conseguimos ficar todos juntos, o que aumentou o nosso entrosamento e diminuiu o custo! Pra mim, foi muito bom revê-los, bater papo, rir juntos, se divertir, cozinhar, compartilhar 36 horas de muita alegria e comunhão. Teria como irmos eu e meu marido também, de um jeito mais romântico, ou uma família pequena, na suíte familiar. Na casa para 12 pessoas, por exemplo, daria para juntar 3 famílias pequenas, cada uma em um quarto! Nada como passear e descansar na companhia daqueles que nos são caros!
Concluindo….
Tire um final de semana e vá conhecer a Estância das Flores….
Se você for, volta aqui depois e comenta o que você achou!